Disciplina
|
Prática
Profissional
|
Ciclo
|
Curso Técnico
|
Ementa
|
Na disciplina Prática Profissional
tento mostrar aos futuros profissionais, conforme LEITURA E FICHAMENTO
de livros apresentados no início do curso, uma reavaliação das técnicas de
ensino vigentes, através da vivência em todos os instrumentos e canto, dos
programas da Escola, com ênfase na Musicalização.Musicalização esta que é
vista desde a Sensibilização do som à Leitura Absoluta.Pois, segundo Schafer
" reavaliar as técnicas de ensino vigentes, partindo de simples
exercícios de sensibilidade sonora que podem ser mais valiosos do que os disparates
que o ensino tradicional poderia comunicar em nome de uma arte. (Ouvido
Pensante )
|
Objetivos
|
-Formar profissionais mais conscientes, dada a diversidade atual do
campo de atuação profissional da Música;
-conhecer e refletir sobre as competências necessárias aos profissionais da música, em função de suas áreas de atuação; -propiciar o contato dos alunos com profissionais da música de reconhecida atuação nas mais variadas facetas da profissão; -mostrar que a teoria está dentro do instrumento e jamais desvencilhada da prática; |
Metodologia
|
-Discussão e reflexão a partir da própria formação e experiência
musical dos alunos;
-leitura dos livros sugeridos e de textos; -pesquisas e fichamentos dos livros indicados; -gravações das atividades desenvolvidas em sala; -realização de palestra de "bate-papos" com profissionais de reconhecida atuação: ex. Presença do pianista Athur que estuda piano há 6 anos na Suiça que se apresentou e conversou com os alunos da PP. Bárbara;Mariana , Pedro Brinck e Rosária; -auto-avaliação continuada escrita, de caráter reflexivo; -estágios de observação, participação e regência , a partir do segundo ano). |
Programa
|
Vivenciar, em todos os instrumentos e canto ,todo o programa de
Musicalização da Escola, partindo da sensibilização do som à leitura absoluta
através da:
-pré-leitura; -leitura relativa; -leitura absoluta; -improvisação; -formação de acordes; -análise da peça a ser estudada em todo e qualquer nível. -transposição. |
Bibliografia
|
-ZANON, Fábio. Música como profissão;
-SCHAFER,Murray-Ouvido Pensante; WERNECK,Hamilton: Voce finge que ensina e eu finjo que aprendo. -MOURA, Ieda Camargo de: Musicalizando Crianças; -SUZUKI, Educação é Amor; -JUNQUEIRA, Maria de Lourdes Junqueira: Ed.Musical Através do Teclado; MÉTODO WILLEMS; -NÉRICI,Imídeo-Do Planejamento. -FREIRE, Vanda- Horizontes da Pesquisa em Música; -KAPLAN, José Alberto- Teoria da Aprendizagem Pianística (O processo da Dissociação Muscular). -PEREIRA, Sá- Como Estudar ; -HARNONCOUT,Nikolaus- O Discurso dos Sons;-DEL VALLE, Edna Almeida-Música na Escola Primária; -RELATOS DE EXPERIENCIAS |
quinta-feira, 1 de outubro de 2015
PLANEJAMENTO PROFISSIONAL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário