quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PLANEJAMENTO PROFISSIONAL


Disciplina
Prática Profissional
Ciclo
Curso Técnico
Ementa
Na disciplina Prática Profissional  tento mostrar aos futuros profissionais, conforme LEITURA E FICHAMENTO de livros apresentados no início do curso, uma reavaliação das técnicas de ensino vigentes, através da vivência em todos os instrumentos e canto, dos programas da Escola, com ênfase na Musicalização.Musicalização esta que é vista desde a Sensibilização do som à Leitura Absoluta.Pois, segundo Schafer " reavaliar as técnicas de ensino vigentes, partindo de simples exercícios de sensibilidade sonora que podem ser mais valiosos do que os disparates que o ensino tradicional poderia comunicar em nome de uma arte. (Ouvido Pensante )
Objetivos
-Formar profissionais mais conscientes, dada a diversidade atual do campo de atuação profissional da Música;
-conhecer e refletir sobre as competências necessárias aos profissionais da música, em função de suas áreas de atuação;
-propiciar o contato dos alunos com profissionais da música de reconhecida atuação nas mais variadas facetas da profissão;
-mostrar que a teoria está dentro do instrumento e jamais desvencilhada da prática;
Metodologia
-Discussão e reflexão a partir da própria formação e experiência musical dos alunos;
-leitura dos livros sugeridos e de textos;
-pesquisas  e fichamentos dos livros indicados;
-gravações das atividades desenvolvidas em sala;
-realização de palestra de "bate-papos" com profissionais de reconhecida atuação: ex. Presença do pianista Athur que estuda piano há 6 anos na Suiça que se apresentou e conversou com os alunos da PP. Bárbara;Mariana , Pedro Brinck e Rosária;
-auto-avaliação continuada escrita, de caráter reflexivo;
-estágios de observação, participação e regência , a partir do segundo ano).
Programa
Vivenciar, em todos os instrumentos e canto ,todo o programa de Musicalização da Escola, partindo da sensibilização do som à leitura absoluta através da:
-pré-leitura;
-leitura relativa;
-leitura absoluta;
-improvisação;
-formação de acordes;
-análise da peça a ser estudada em todo e qualquer nível.
-transposição.
Bibliografia
-ZANON, Fábio. Música como profissão;
-SCHAFER,Murray-Ouvido Pensante;
WERNECK,Hamilton: Voce finge que ensina  e eu finjo que aprendo.
-MOURA, Ieda Camargo de: Musicalizando Crianças;
-SUZUKI, Educação é Amor;
-JUNQUEIRA, Maria de Lourdes Junqueira: Ed.Musical Através do Teclado; MÉTODO WILLEMS;
-NÉRICI,Imídeo-Do Planejamento.
-FREIRE, Vanda- Horizontes da Pesquisa em Música;
-KAPLAN, José Alberto- Teoria da Aprendizagem Pianística (O processo da Dissociação Muscular).
-PEREIRA, Sá- Como Estudar ;
-HARNONCOUT,Nikolaus- O Discurso dos Sons;-DEL VALLE, Edna Almeida-Música na Escola Primária;
-RELATOS DE EXPERIENCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário