quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PLANEJAMENTO DE BATERIA

nstrumento
Bateria
Ciclo
Ciclo Inicial - 1º ao 3º Ano
Ementa
O ensino com níveis de informações diferenciados parte do princípio que a educação possui suas bases na metodologia da educação continuada, onde todos os alunos podem aprender, embora alguns alunos possam necessitar de apoio adicional ou algumas adaptações. Levando em consideração que cada aluno responde a informação dada pelo professor de forma diferenciada.
Objetivos
Os principais objetivos para o professor como profissional são: transmitir conhecimento de qualidade, ministrar aulas respeitando o tempo de aula e qualidade nos materiais didáticos, preparar o aluno para o mercado de trabalho dentro das várias áreas atuantes que a mesma possui, e como cidadãos éticos que somos, devemos respeitar o ser humano dentro de suas necessidades, debilidades, qualidades e outros.
Metodologia
A Metodologia utilizada pelo Estado é a da educação continuada, sendo assim o desenvolvimento do aluno dependerá muito da sua força de vontade, inteligência e tempo para o estudo. Isto dá ao plano de aula mais flexibilidade para a sua efetivação.
A avaliação é realizada periodicamente, sendo que, em data marcada pelo SOE, registramos através de documentação específica a nota do aluno.
Programa
1º Semestre

CONCEITOS BÁSICOS
Ø Nomes, Postura, Aquecimento, Posicionamento, Altura, Duração, Intensidade, Timbre, Ritmo Melodia, Harmonia, Som;


CONHECIMENTO DAS FORMAS MUSICAIS ABRANGENDO HARMONIA, MELODIA E RITMO

CONHECENDO O INSTRUMENTO (PEÇA POR PEÇA)

BREVE NOÇÃO DA NOMENCLATURA DA BATERIA E LEITURA RÍTMICA


TÉCNICAS DAS BAQUETAS
Ø Manuseio, Posição, técnicas, estilos,


TRABALHANDO ALGUNS RUDIMENTOS
Ø Rulo, Papa-Mama, Flam, Drags e Paradidle
Ø Aplicação no Instrumento


RITMOS E LEVADAS
Ø Levadas em 4/4,
Ø Rock, Pop, Valsa, Country, Disc Music, Funk, Reggae, Baião e Samba
Ø Levadas com Viradas


2º Semestre

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
Ø Exercícios de Coordenação – Mãos e Pés
Ø Exercícios de Independência
Ø Play along
Ø Acompanhamento com CD
Ø Aulas em conjunto(outros instrumentos)


LEITURA RÍTMICA
Ø Leitura em semínimas, colcheias e semicolcheias
Ø Leitura – quiálteras (4/4), sextinas,
Ø Estudo de tercinas

APERFEIÇOANDO EM CADA PEÇA – ESTUDOS
 
Ø Tercinas em bumbo e caixa
Ø Pedal simples
Ø Abertura de Chimbal
Ø Controle de Chimbal

ESTUDO DE CAIXA
Ø Controle de Caixa
Ø Desenvolvendo as mãos
Ø Toque simples
Ø Acentuação
Ø Rebotes
Bibliografia
Método Ritmo – Gilson Corsaletti
Método: Louis Belson 
Samba e outros ritmos do Brasil – Jucata Diaféria
Rockin’Bass Drum
Bateria Contemporânea Vol 1 Jayme Pladevall
Método Clam – Vol 1


Instrumento
Bateria
Ciclo
Ciclo Intermediário - 4º ao 6º Ano
Ementa
O curso de bateria vem desenvolver as capacidades para todos os participantes, preparando-o para as diversas nuanças do ensino e aprendizagem. Assim, são abordados estudos de Grooves (Levadas) que englobam uma grande variedade de estilos musicais como Rock, Pop, Blues, Jazz, Ritmos Brasileiros, Ritmos Afro-Cubanos entre outros.
Objetivos
Os principais objetivos para o professor como profissional são: transmitir conhecimento de qualidade, ministrar aulas respeitando o tempo de aula e qualidade nos materiais didáticos, preparar o aluno para o mercado de trabalho dentro das várias áreas atuantes que a mesma possui, e como cidadãos éticos que somos, devemos respeitar o ser humano dentro de suas necessidades, debilidades, qualidades e outros.
Metodologia
A Metodologia utilizada pelo Estado é a da educação continuada, sendo assim o desenvolvimento do aluno dependerá muito da sua força de vontade, inteligência e tempo para o estudo. Isto dá ao plano de aula mais flexibilidade para a sua efetivação.
A avaliação é realizado periodicamente, sendo que, em data marcada pelo SOE, registramos através de documentação específica a nota do aluno.
Programa
1º Semestre
• Técnicas de baquetas, aquecimento, postura e leitura.
• Método Ritmo – Gilson Corsaletti Pags. 15 e 16
• Método Bateria Contemporânea Vol 1 Jayme Pladevall – Pags. 11,12,12 e 17.
• Ritmo Básico Quaternário - CD
• Método Clam – Vol 1 Págs. 18,19, 20, 21 e 22
• Exercícios para identificação e trabalhos de coordenação motora.
• Método Ritmo – Gilson Corsaletti Pag. 23
• Exercícios Complementar
• Método Bateria Contemporânea Vol 1 Jayme Pladevall – Pags. 23, 24, 25, 26, 27, 28 e 29
• Acompanhamento com CD – Ritmos Básico Rock Pop.
• Método Clam - Vol 1 Pags ( 23 à 29).
• Ritmo quartenário c/ cd

2º Semestre
• Método: Rui Motta – Vol 1 Págs. 26 e 29
• Método Ritmo – Gilson Corsaletti Pág. 24
• Método Bateria Contemporânea Vol 1 Jayme Pladevall – Pags. 29 à 31
• Método Clam - Vol 1  35 à 39
• Exercícios Complementares
• Método Ritmo – Gilson Corsaletti Pag. 25
• Exercícios Complementares
• Método Bateria Contemporânea Vol 1 Jayme Pladevall – Pags. 18 à 20
• Paradidas 1 ao 5.
• Método Bateria Rui Motta Vol 1 – Págs – 23 e 24
• Acompanhamento CD – Ritmo Básico
• Método Louis Belson – Book Three- Pags: 23 e 24.
Bibliografia
Método Ritmo – Gilson Corsaletti
Método: Louis Belson 
Samba e outros ritmos do Brasil – Jucata Diaféria
Rockin’Bass Drum
Bateria Contemporânea Vol 1 Jayme Pladevall
Método Clam – Vol 1


Instrumento
Bateria
Ciclo
Ciclo Complementar - 7º ao 9º Ano
Ementa
O professor ao transmitir o conhecimento com seriedade e muito profissionalismo, com certeza alcançará o a entusiasmado do aluno pelo curso. É importante que professor busque a atingir e ultrapassar os objetivos do aluno.
Trabalhando com seriedade, inteligência, ética e moral os resultados com certeza serão cada vez melhores. Para isto metas como apresentações são de suma importância e trará um compromisso maior com sigo mesmo e depois com o professor e a escola.

A união das demais áreas é muito importante. Desde o Intermediário 1 até o Ciclo Complementar 3, colocar o aluno de bateria tocando com o contrabaixo, guitarra, flauta etc. Quando um aluno participa de uma projeto, ele cresce, porque ele se envolve e com isso não haverá evasão. É preciso integra com outras áreas, as apresentações podem ocorrer durante o ano. O professor tem o compromisso de educar musicalmente, mas é de extrema importância que o aluno corresponda com a proposta do professor.
No decorrer do curso, os alunos com o nível de estudo avançado, vão se integrando em projetos das áreas do Conservatório e recitais com alunos de vários níveis são muito importante para a socialização musical e troca de informações entre os alunos.

Incluímos neste planejamento o estudo de percussão básica, pois convém ressaltar que a bateria faz parte da percussão, sendo que no início do século XIX foi inventado o pedal do bumbo, essa foi uma grande descoberta pois podia- se tocar várias da percussão de uma só vez, enfim, durante as aulas de bateria, o aluno pode aprender alguns instrumentos de percussão e participar do projeto grupo de percussão.
Objetivos
Os principais objetivos para o professor como profissional são: transmitir conhecimento de qualidade, ministrar aulas respeitando o tempo de aula e qualidade nos materiais didáticos, preparar o aluno para o mercado de trabalho dentro das várias áreas atuantes que a mesma possui, e como cidadãos éticos que somos, devemos respeitar o ser humano dentro de suas necessidades, debilidades, qualidades e outros.
Metodologia
A Metodologia utilizada pelo Estado é a da educação continuada, sendo assim o desenvolvimento do aluno dependerá muito da sua força de vontade, inteligência e tempo para o estudo. Isto dá ao plano de aula mais flexibilidade para a sua efetivação.
A avaliação é realizado periodicamente, sendo que, em data marcada pelo SOE, registramos através de documentação específica a nota do aluno.
Programa
7º ano
ü EXECUÇÃO DE LEVADAS APLICANDO FRASES E CONVENÇÕES

ü ENTENDENDO OS PADRÕES DE CADA RITMO, ESTUDANDO AS CÉLULAS RÍTMICAS

ü EXERCITANDO RUDIMENTOS ELABORADOS COM SUAS APLICAÇÕES

ü LEITURA RITMICA DE SEMÍNINAS, COLCHEIAS E SEMICOLCHEIAS


1º Semestre
• Método Louis Belson – Book Three – Págs.  28 e 29   -    Pág 34   Exercícios 1, 2, 3, 4.
• Método Ritmo – Gilson Corsaletti Pág. 26 e 27
• Método Bateria Contemporânea Vol 1 Jayme Pladevall – Pags. 26 e 37
• Exercícios Complementar
• Método: Rockin’Bass Drum – pág: 6
• Acompanhamento com cd.
• Método Ritmo – Gilson Corsaletti Pag. 28   Blues
• Exercícios Complementar
• Método Bateria Contemporânea - Vol 1- Jayme Pladevall – Pags. 45 e 46
• Paradidas  - 6, 7, 8, 9, 10.
• Método: Louis Belson – book Three – pág: 34 – Exercícios: 5,6,7 e 8.
• Método: Rockin’Bass Drum – págs:8 e 9.


2º Semestre
• Louis Belson – Book Three – Pág.  35   - Exercícios 1, 2, 3, 4.
• Método Ritmo – Gilson Corsaletti Pág. 29
• Exercícios Complementar
• Método Clam – Vol.  2    Págs.  64, 65 e 66.
• Método Rockin’Bass – pág: 10.
• Acompanhamento com CD.
• Método Ritmo – Gilson Corsaletti Pag. 30
• Exercícios Complementar
• Método Louis Belson – Play Drums Like (peças acompanhamento)
• Paradidas  11, 12, 13, 14, 15.
• Método Clam – Vol.  2    Págs.  67 e 68.
• Método: Louis Belson – Book Three- pág: 35 – exercícios 5,6,7, e 8.
• Método Rockin’Bass – págs: 11e 12.
• Acompanhamento CD.

8º Ano
ü CONCEITOS E APLICAÇÕES DE INDEPENDÊNCIA

ü UTILIZAÇÃO DE METRÔNOMO

ü EXECUTAR COM DESENVOLTURA OS PADRÕES RÍTMICOS

ü TRABALHO EM GRUPO COM UTILIZAÇÃO DE OUTROS INSTRUMENTOS


1º Semestre

• Método Clam – Vol 1  -  Págs   50, 51 e 52.
• Método Ritmo – Gilson Corsaletti Pág. 31 -  Fox - Trot
• Método Bateria Contemporânea Vol 1 Jayme Pladevall – Pags. 26 e 37
• Exercícios Complementar / Viradas
• Método: Rockin’Bass Drum – pág: 13.
• Método: Louis Belson – Play Drums Like. Peça: That old Feeling.• Acompanhamento com CD.
• Percussão
• Método Ritmo – Gilson Corsaletti    Pag. 32   -  Fox – Trot
• Método Clam – Vol 1  -  Págs   53 e 54
• Exercícios Complementar / Viradas
• Método Bateria Contemporânea Vol 1 Jayme Pladevall – Pags. 28, 29 e 30.
• Paradidas  - 15 a 20.
• Acompanhamento CD.
• Método: Rockin’Bass Drum – pág: 14.
• Método: Louis Belson – Play dums Like. Peça: Hanki-Panki.
• Percussão

2º Semestre

• Louis Belson – Book Three – Págs.  28 e 29   -    Pág 33   Exercícios 1, 2, 3, 4.
• Método Ritmo – Gilson Corsaletti Pág. 26 e 27
• Método Clam – Vol 1  -  Págs   55, 56 e 57.
• Método Bateria Contemporânea Vol 1 Jayme Pladevall – Pags. 35 e 36
• Exercícios Complementar.
• Método: Rockin’Bass Drum – pág:15
• Método: Louis Belson – Play Drums Like. Peça: You Stepped Out Of a dream.
• Cd
• Percussão
• Método Ritmo – Gilson Corsaletti Pag. 34 – Iniciação ao Jazz.
• Exercícios Complementar
• Método Clam – Vol 2  -  Págs   84, 85 e 86.
• Método Bateria Contemporânea Vol 1 Jayme Pladevall – Pags. 54 e 55
• Paradidles  - 20 a 25.
• Acompanhamento CD.
• Método: Rockin’Bass Drum – págs: 16 e 17.
• Método: Louis Belson – Play Drums Like. Peça: Dont’t Be That Way.
• Percussão

9º Ano
ü APRECIAÇÃO MUSICAL, DESCREVENDO CARACTERÍSTICAS DE CADA ESTILO E DE CADA EXECUTANTE

ü LEITURA DE PEÇAS

ü IMPROVISAÇÃO

1º Semestre
• Método: Louis Belson  - Play Drums Like – Peça  Ruby
• Método Ritmo – Gilson Corsaletti  - Pág.  37  -  Samba
• Método Clam – Vol 2  -  Págs   87, 88 e 89.
• Exercícios Complementar
• Método: Samba e outros ritmos do Brasil – Jucata Diaféria. Págs: 6 e 7.(Editora – Fermata do Brasil – Editoresde Música).
• Método: Rockin’Bass Drum – págs: 18 e 19.
• Acompanhamento com Cd.
• Método Ritmo – Gilson Corsaletti Pag. 34 – Iniciação ao Jazz.
• Exercícios Complementar
• Método Clam – Vol 2  -  Págs   90 e 91.
• Método “ O balanço do Samba” – Pág. 19
• Paradidles  - 1 ao 25.
• Método:Louis Belson – Play Drums Like. Peça: Just You, Just Me.• Método: Samba e outros Ritmos do Brasil. Págs: 8 e 9.
• Método: Rockin’Bass Drum – págs: 20 e 21.
2º Semestre
• Método: Louis Belson  - Play Drums Like – Peça: Do Nothin’Till You Hear From Me.
• Método Ritmo – Gilson Corsaletti  - Pág.  43  -  Samba
• Ritmos – Baião, Valsa, Polca, Guarânia.
• Exercícios Complementar
• Método: Samba e Outros Ritmos do brasil – págs: 10 e 11.
• Método: Rockin’BassDrum – págs: 22 e 23.
• Método: Clam – vol.II – págs: 92 e 93.
• Acompanhamento com CD.
• Percussão
• Método Ritmo – Gilson Corsaletti Pag. 44 e 45  - Samba
• Exercícios Complementar
• Método Clam – Vol 2  -  Págs   97.
• Método “ O balanço do Samba” – Pág. 20
• Ritmos – Bolero, Valsa, Bossa-Nova.
• Acompanhamento CD .
• Método: Samba e Outros Ritmos do Brasil – págs: 12 e 13.
• Método: Louis Belson – Play Drums – Peça: Waltzette.
• Método: Rockin’BassDrum – págs: 24 e 25.
• Percussão
Bibliografia
Método Ritmo – Gilson Corsaletti
Método: Louis Belson 
Samba e outros ritmos do Brasil – Jucata Diaféria
Rockin’Bass Drum
Bateria Contemporânea Vol 1 Jayme Pladevall
Método Clam – Vol 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário