quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PLANEJAMENTO PRÁTICA DE CONJUNTO

Instrumento
Prática de Conjunto
Ciclo
6º Ano
Ementa
EMENTA: O curso propõe a vivência da prática musical conjunta onde habilidades rítmico-musicais individuais e grupais sejam desenvolvidas em função da conquista da harmonia musical do todo. Serão abordados os estilos de samba, frevo, latinos, jazz, funk, dentre outros, utilizando uma abordagem didática fazendo com que o aluno se estabeleça em um conjunto.
Prática de tocar em naipes, leitura, improvisação e conhecimento de vivência da prática de música de conjunto onde habilidades individuais e grupais sejam desenvolvidas apontando a conquista da leitura e solfejo à primeira vista, da afinação, da qualidade musical e do equilíbrio das vozes. Formação do conjunto tendo em conta as
disponibilidades instrumentais.
Objetivos
■ Aprofundar habilidades técnicas de execução musical em grupo.
■ Desenvolver habilidades de leitura rítmico-musical.
■ Apurar habilidades de escuta e execução independente.
■ Vivenciar obras musicais das diferentes épocas, estilos e autores da História da Música.
■ Oportunizar a execução de arranjos e composições dos alunos. diferentes estilos musicais.
Metodologia
OBS: Todos as peças sugeridas para o repertorio tem um sentido de aprendizagem para com todos os instrumentos.
Exemplo:
Peça Marcha soldado:
Para os teclados e piano o posicionamento de mão direita não será modificado, exercitando articulações do 1, 2 , 3, 4 e 5  dedos, para os alunos com mais conhecimento serão utilizados apenas acordes de I e V Grau da tonalidade de Do Maior(Acordes de Do Maior  ( C ) e Sol Maior (G). Será desenvolvida nesta peça, figuras rítmicas de 1, 2 e 4 tempos (Semínimas, mínimas e Semibreve):
Para Violões e Guitarra, o desenvolvimento será apenas para marcações de acordes, com ritmos ( batidas, levadas..) de marcha, frisando a marcação da pulsação, para alunos com mais desenvolvimento, a leitura de notas (solo) será apenas nas 4 primeiras casas, exercitando articulações de 1, 2, 3 e 4 dedo.
Para sopro, as notas utilizadas não avançarão o 5° grau da escala de DO Maior e para Sax em Eb serão utilizasas apenas as 5 primeiras notas da escala de La Maior, Para clarinete, Sax Soprano, Sax tenor e trompete as notas serão as 5 primeiras da escala de Re Maior, visando a respiração e articulações dos dedos.
Para os Violinos será trabalhado articulações de 1, 2, 3 e 4 dedo, e para alunos com mais dificuldades serão trabalhadas notas longas de 2 ou 4 tempos (mínimas e semibreve).
O baixo e o violoncelo será trabalhado a marcação rítmica com figuras de 4 tempos, exercitando articulações de 1, 2, 3 e 4 dedo. 
Será desenvolvido com todos os instrumentos nesta peça, figuras rítmicas de 1, 2 e 4 tempos (Semínimas, mínimas e Semibreve), fixando bastante o pulso e a marcação rítmica das figuras citadas.
Este exemplo apenas representa alguns dos objetivos que esperamos desenvolver nesta especifica peça, desta forma todas as peças possuem um pequeno desafio a buscar, isso demonstra que as canções não são escolhidas aleatoriamente, sem nenhum objetivo, o repertório proposto em todos os anos são escolhidos com o máximo de cautela para que sempre haja um desenvolvimento técnico e musical.
Programa
6° ano: Trabalhar peças folclóricas aproveitando o conhecimento de mundo, bagagem que os educandos possuem , visar  o desenvolvimento da leitura de nota, marcação de pulsação em compasso quaternário e ternário, contagem de tempo, postura e apreciação de tocar em conjunto com outros instrumentos.
Ttrabalhar apenas peças que utilizem acordes do campo harmônico de DO Maior e SOL Maior, frisando destaque para acordes do I, V e VI grau, também o II e IV grau na tonalidade de Sol Maior, e no segundo semestre para a Tonalidade de DO Maior.
Trabalhar com estas canções ritmos brasileiros, tais como: Bossa Nova, Baião e Guarania, também trabalhar outros ritmos como marcha, twist, valsa entre outros.
Com esta forma de ensino trabalharemos também a percepção auditiva dos educandos quanto a mudança de acordes e campo harmônico.
Também será utilizado no 6° ano estudos e apreciação em material áudio visual: Serão feitas no decorrer do ano apresentações individual, Duplas e em grupos para desinibir os alunos. (tanto em sala de aula e também no anfiteatro).
Repertório: Marcha Soldado, Merrily Roll Aone, 9° sinfonia, Capelinha de melão, Eu sou pobre, Havia uma Barata, Terezinha de Jesus, O cravo e a Rosa, Ciranda Cirandinha e Escravos de jo,
“(O repertório será adaptado conforme desenvolvimento da turma.)”
As Avaliações Serão feitas individualmente ou em duplas, para melhor analisar o desenvolvimento dos alunos.
Bibliografia
Material de Apoio e peças populares
Arranjos produzido pelos professores


Instrumento
Prática de Conjunto
Ciclo
7º Ano
Ementa
EMENTA: O curso propõe a vivência da prática musical conjunta onde habilidades rítmico-musicais individuais e grupais sejam desenvolvidas em função da conquista da harmonia musical do todo. Serão abordados os estilos de samba, frevo, latinos, jazz, funk, dentre outros, utilizando uma abordagem didática fazendo com que o aluno se estabeleça em um conjunto.
Prática de tocar em naipes, leitura, improvisação e conhecimento de vivência da prática de música de conjunto onde habilidades individuais e grupais sejam desenvolvidas apontando a conquista da leitura e solfejo à primeira vista, da afinação, da qualidade musical e do equilíbrio das vozes. Formação do conjunto tendo em conta asdisponibilidades instrumentais.
Objetivos
TÓPICOS ESTRUTURAIS DO CURSO

■ Aprofundar habilidades técnicas de execução musical em grupo.
■ Desenvolver habilidades de leitura rítmico-musical.
■ Apurar habilidades de escuta e execução independente.
■ Vivenciar obras musicais das diferentes épocas, estilos e autores da História da Música.
■ Oportunizar a execução de arranjos e composições dos alunos. diferentes estilos musicais.
Metodologia
OBS: Todos as peças sugeridas para o repertorio tem um sentido de aprendizagem para com todos os instrumentos.
Exemplo:
Peça Marcha soldado:
Para os teclados e piano o posicionamento de mão direita não será modificado, exercitando articulações do 1, 2 , 3, 4 e 5  dedos, para os alunos com mais conhecimento serão utilizados apenas acordes de I e V Grau da tonalidade de Do Maior(Acordes de Do Maior  ( C ) e Sol Maior (G). Será desenvolvida nesta peça, figuras rítmicas de 1, 2 e 4 tempos (Semínimas, mínimas e Semibreve):
Para Violões e Guitarra, o desenvolvimento será apenas para marcações de acordes, com ritmos ( batidas, levadas..) de marcha, frisando a marcação da pulsação, para alunos com mais desenvolvimento, a leitura de notas (solo) será apenas nas 4 primeiras casas, exercitando articulações de 1, 2, 3 e 4 dedo.
Para sopro, as notas utilizadas não avançarão o 5° grau da escala de DO Maior e para Sax em Eb serão utilizasas apenas as 5 primeiras notas da escala de La Maior, Para clarinete, Sax Soprano, Sax tenor e trompete as notas serão as 5 primeiras da escala de Re Maior, visando a respiração e articulações dos dedos.
Para os Violinos será trabalhado articulações de 1, 2, 3 e 4 dedo, e para alunos com mais dificuldades serão trabalhadas notas longas de 2 ou 4 tempos (mínimas e semibreve).
O baixo e o violoncelo será trabalhado a marcação rítmica com figuras de 4 tempos, exercitando articulações de 1, 2, 3 e 4 dedo. 
Será desenvolvido com todos os instrumentos nesta peça, figuras rítmicas de 1, 2 e 4 tempos (Semínimas, mínimas e Semibreve), fixando bastante o pulso e a marcação rítmica das figuras citadas.
Este exemplo apenas representa alguns dos objetivos que esperamos desenvolver nesta especifica peça, desta forma todas as peças possuem um pequeno desafio a buscar, isso demonstra que as canções não são escolhidas aleatoriamente, sem nenhum objetivo, o repertório proposto em todos os anos são escolhidos com o máximo de cautela para que sempre haja um desenvolvimento técnico e musical.
Programa
7° ano: Dando continuidade com a proposta de aula, as peças para este ano serão em tonalidades de Do Maior, Sol Maior e Fá Maior, também acrescentando pecas em tonalidades menores dando gancho para compreensão auditiva de tonalidades relativas.
Os acordes trabalhados neste ano serão acrescentado Sétimas Maiores e menores, utilizando acordes de I, II, IV, V e VI grau.
Para os instrumentos de corda ( Violão, Viola e guitarra) frisar os acordes com pestana e a importância de montar uma correta harmonia (acompanhamento), Chamando atenção dos alunos para  leitura de nota, marcação de pulsação, contagem de tempo utilizando ligaduras, ponto de aumento, postura e apreciação de tocar em conjunto.
Repertório: Peixe Vivo, Summer time, O Som do silêncio, Seguindo no trem azul, Hey Jude e O Sole Mio.
“(O repertório será adaptado conforme desenvolvimento da turma, será desenvolvido peças rítmicas (atividades rítmicas) intercaladas com as melódicas.)”
As Avaliações Serão feitas individualmente ou em duplas, para melhor analisar o desenvolvimento dos alunos.
Bibliografia
Songbooks
Arranjos dos Professores da Área


Instrumento
Prática de Conjunto
Ciclo
8º e 9º Anos
Ementa
EMENTA: O curso propõe a vivência da prática musical conjunta onde habilidades rítmico-musicais individuais e grupais sejam desenvolvidas em função da conquista da harmonia musical do todo. Serão abordados os estilos de samba, frevo, latinos, jazz, funk, dentre outros, utilizando uma abordagem didática fazendo com que o aluno se estabeleça em um conjunto.
Prática de tocar em naipes, leitura, improvisação e conhecimento de vivência da prática de música de conjunto onde habilidades individuais e grupais sejam desenvolvidas apontando a conquista da leitura e solfejo à primeira vista, da afinação, da qualidade musical e do equilíbrio das vozes. Formação do conjunto tendo em conta as
disponibilidades instrumentais.
Objetivos
TÓPICOS ESTRUTURAIS DO CURSO

■ Aprofundar habilidades técnicas de execução musical em grupo.
■ Desenvolver habilidades de leitura rítmico-musical.
■ Apurar habilidades de escuta e execução independente.
■ Vivenciar obras musicais das diferentes épocas, estilos e autores da História da Música.
■ Oportunizar a execução de arranjos e composições dos alunos. diferentes estilos musicais.
Metodologia
“(O repertório será adaptado conforme desenvolvimento da turma.)”
As Avaliações Serão feitas individualmente ou em duplas, para melhor analisar o desenvolvimento dos alunos.
Programa
8° ano: Trabalhar peças com campo harmônico em Tonalidades de DO Maior, Re Maior,  Mi Maior Fá Maior e seus respectivos tons relativos, dando inicio a pequenas modulações, também utilizando acordes com 7° Maior e menor, 9° maior, e começando a usar acordes diminutos ( as poucos) e também acordes menores com 7° menores e 5° diminuta.
Chamando atenção dos alunos para  leitura de nota, marcação de pulsação, contagem de tempo utilizando ligaduras de tempo e de frase, ponto de aumento , postura e apreciação de tocar em conjunto.
Repertório: My Way, Tears in Heven, O caderno, O fantasma da Ópera e João e Maria.
Também Poderá Ser acrescentadas peças eruditas, conforme disposição instrumental da turma.
“(O repertório será adaptado conforme desenvolvimento da turma.)”
As Avaliações Serão feitas individualmente ou em duplas, para melhor analisar o desenvolvimento dos alunos.
9° Ano. As peças trabalhadas neste ano serão voltadas para musicas brasileiras, como: Bossa Nova, Baião, Samba canção, Samba, Chorinho e MPB.
Com isso vamos dar ênfase em contra tempos e sincopas, com relação a harmonia, começaremos a utilizar acordes com 9° menor, 11°, 13° maior e menor e aos poucos uma pequena introdução a improvisação.
Nesta fase o aluno será preparado para ser incluido no curso técnico.
Repertório: A Paz, Que nem Jiló, Se, Pantera cor de rosa e Gente Humilde.
Também Poderá ser acrescentadas peças eruditas, conforme disposição instrumental da turma.
Bibliografia
Material de Apoio e peças populares
Arranjos realizados pelos professores


Instrumento
Prática de Conjunto
Ciclo
Curso Técnico
Ementa
EMENTA: O curso propõe a vivência da prática musical conjunta onde habilidades rítmico-musicais individuais e grupais sejam desenvolvidas em função da conquista da harmonia musical do todo. Serão abordados os estilos de samba, frevo, latinos, jazz, funk, dentre outros, utilizando uma abordagem didática fazendo com que o aluno se estabeleça em um conjunto.
Prática de tocar em naipes, leitura, improvisação e conhecimento de vivência da prática de música de conjunto onde habilidades individuais e grupais sejam desenvolvidas apontando a conquista da leitura e solfejo à primeira vista, da afinação, da qualidade musical e do equilíbrio das vozes. Formação do conjunto tendo em conta as
disponibilidades instrumentais.
Objetivos
TÓPICOS ESTRUTURAIS DO CURSO

■ Aprofundar habilidades técnicas de execução musical em grupo.
■ Desenvolver habilidades de leitura rítmico-musical.
■ Apurar habilidades de escuta e execução independente.
■ Vivenciar obras musicais das diferentes épocas, estilos e autores da História da Música.
■ Oportunizar a execução de arranjos e composições dos alunos. diferentes estilos musicais.
Metodologia
“(O repertório será adaptado conforme desenvolvimento da turma.)”
As Avaliações Serão feitas individualmente ou em duplas, para melhor analisar o desenvolvimento dos alunos.
Programa
1° ano Técnico:
Dando sequência com a proposta desde o 6° ano, no curso técnico o foco esta na performance de cada aluno, em desenvolver uma técnica que seja satisfatória  para desenvoltura em seu instrumento.
Peças sugeridas: Solar ( Leo Gandemen), A paz (Cazusa), Mais que nada (Sérgio Mendes) e Samba de uma nota Só ( Tom Jobim).
Também serão acrescentadas peças para musica de câmaras, dependendo da formação instrumental da turma.
OBS: O tom a ser tocado cada musica irá depender da instrumentação disposta por turma.

2° Ano técnico:
Visando a performance dos alunos, as peças deverão conter arpejos e Harmonia mais complexas, dando um grande gancho para desenvolvimento de técnicas de velocidade e de formação de acordes.
Peças Sugeridas:
Garota de Ipanema ( Tom Jobim), frevo em Maceió ( Hermeto Pascoal),
O bebe ( Hermeto Pascoal) e Jesus Alegria dos Homens ( J.S.Bach).
Também serão acrescentadas peças para musica de câmaras, dependendo da formação instrumental da turma.

3° Ano Técnico:
Nesta fase de finalização do curso, as peças trabalhadas serão de escolha da turma para ser utilizadas na apresentação de formatura, visando a performance desenvolvida no decorrer do curso.
Bibliografia
Material de Apoio utilizado pelos professores
Peças populares
Arranjos realizados pelos docentes

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