PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA DA ARTE
Ciclo
| |
Ementa
|
Conhecimento da história, da cultura e das artes nas sociedades, possibilitando ao aluno uma experiência sensível com o mundo e com a vida através do conhecimento das diversas manifestações artísticas e culturais pelas diversas formas de expressão de linguagem artísticas estimulando o pensamento crítico e reflexivo.
|
Objetivos
|
*Compreensão dos elementos compositores da cultura e da arte e sua valorização;
*Desenvolver a criatividade, percepção, imaginação e concentração; *Aplicar o processo da linguagem artística, nas diversas formas de expressão; *Compreender a obra de arte através do ensino da História da Arte e da estética, refletindo sobre valores artísticos na evolução do homem e da sociedade; *Entender a expressão artística enquanto instrumento de comunicação. |
Metodologia
|
a) Expor o assunto de forma oral e escrita visando a assimilação pelo aluno;
b) Incentivar as aulas através da projeção de vídeos e slides, bem como a audição de músicas de diferentes épocas; c) Orientar o aluno a pesquisa e ao trabalho em grupo; d) Estimular no aluno a leitura e estudo de textos e livros sobre Arte despertando o interesse para o campo das Artes. |
Programa
|
1.Introdução ao Estudo da História da Arte
2.Da Pré-História ao Período Medieval 3.Do Renascimento ao Realismo 4.Da Arte Moderna à Arte Contemporânea 5.A música nos diferentes períodos. |
Bibliografia
|
*História da Arte/ Graça Proença/ Editora Ática.
*História da Arte/ E,H.Gombrich/ Editora Guanabara *A Música Erudita da Idade Média ao Século XX (autor : IBRAHIM ABRAHÃO CHAIM *Uma Breve História da Música Coleção: CADERNOS DE MUSICA DA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE/Autor: BENNETT, ROY/Editora: ZAHAR/Assunto: ARTES - MÚSICA *Conceitos fundamentais da História da Arte; Heirch Wolffin/Editora Martins Fontes. *História da Arte/Carlos Cavalcanti/Editora Civilização Brasielira *Pequena História da Arte/Pietro Maria Bardi/Editora Melhoramentos. *Outras fontes de pesquisa:(Internet, jornais e revistas). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário