quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA DA ARTE

PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA DA ARTE

Ciclo

Ementa
Conhecimento da história, da cultura e das artes nas sociedades, possibilitando ao aluno uma experiência sensível com o mundo e com a vida através do conhecimento das diversas manifestações artísticas e culturais pelas diversas formas de expressão de linguagem artísticas estimulando o pensamento crítico e reflexivo.
Objetivos
*Compreensão dos elementos compositores da cultura e da arte e sua valorização;
*Desenvolver a criatividade, percepção, imaginação e concentração;
*Aplicar o processo da linguagem artística, nas diversas formas de expressão;
*Compreender a obra de arte através do ensino da História da Arte e da estética, refletindo sobre valores artísticos na evolução do homem e da sociedade;
*Entender a expressão artística enquanto instrumento de comunicação.
Metodologia
a) Expor o assunto de forma oral e escrita visando a assimilação pelo aluno;
b) Incentivar as aulas através da projeção de vídeos e slides, bem como a audição de músicas de diferentes épocas;
c) Orientar o aluno a pesquisa e ao trabalho em grupo;
d) Estimular no aluno a leitura e estudo de textos e livros sobre Arte despertando o interesse para o campo das Artes.
Programa
1.Introdução ao Estudo da História da Arte
2.Da Pré-História ao Período Medieval
3.Do Renascimento ao Realismo
4.Da Arte Moderna à Arte Contemporânea
5.A música nos diferentes períodos.
Bibliografia
*História da Arte/ Graça Proença/ Editora Ática.
*História da Arte/ E,H.Gombrich/ Editora Guanabara
*A Música Erudita da Idade Média ao Século XX (autor : IBRAHIM ABRAHÃO CHAIM
*Uma Breve História da Música
Coleção: CADERNOS DE MUSICA DA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE/Autor: BENNETT, ROY/Editora: ZAHAR/Assunto: ARTES - MÚSICA
*Conceitos fundamentais da História da Arte; Heirch Wolffin/Editora Martins Fontes.
*História da Arte/Carlos Cavalcanti/Editora Civilização Brasielira
*Pequena História da Arte/Pietro Maria Bardi/Editora Melhoramentos.
*Outras fontes de pesquisa:(Internet, jornais e revistas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário