Instrumento
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Flauta
Transversal
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Ciclo
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Ciclo
Intermediário - 4º ao 6º Ano
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Ementa
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Pretendemos
proporcionar aos alunos de flauta transversal condições para que desenvolva
sua musicalidade e amplie seu campo de auto-expressão através do contato com
a Flauta transversal, aprimorando a técnica e executando o instrumento com
qualidade, individual e coletiva. Oferecendo aos alunos oportunidade de tocar
em locais públicos e também promover a interdisciplinaridade.
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Objetivos
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5º
ANO
(crianças de 9 - 10 anos) Objetivos Específicos: • Conhecer a flauta transversal e suas característica; • Manusear o Instrumento; • Executar e criar pequenas peças com o bocal da flauta; • Postura e embocadura com a flauta montada; • Executar as primeiras notas na flauta. 6º ANO Objetivos Específicos: 1º e 2º bimestres • Aprender a respirar corretamente: respiração diafragmática. • Identificar a postura correta para execução do instrumento. • Buscar o desenvolvimento de uma boa sonoridade através do estudo da embocadura. 3º e 4º bimestres • Reforçar os objetivos dos 1º e 2º bimestres. • Introduzir aos estudos ligaduras em notas iguais e diferentes. • Recordar a escala de Dó Maior e ensinar a escala de Lá menor. |
Metodologia
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5º e
6º ANO
Objetivos Gerais -Conhecer a Flauta Transversal e suas características; -Manusear o instrumento; -Produzir sons com o bocal; -Executar e criar pequenas peças com o bocal da flauta; -Postura e embocadura com a flauta montada; -Executar as primeiras notas na flauta. -Identificar a postura correta para a execução do instrumento; -Montar, alinhar, limpeza e manutenção do instrumento; -Priorizar a sonoridade, buscando o domínio da embocadura; -Executar as primeiras notas na flauta; -Introduzir a ligadura de articulação e de prolongamento. Conteúdo Programático -Partes da Flauta, sua história, sua família. -Montar, alinhar, limpar, desmontar. -Fazer sons com o bocal, com a flauta desmontada. -Tocar pequenas melodias e compor peças com sons do bocal. -Ler e tocar as primeiras notas: sol, lá, si. -Método “ A Tune a Day 1” pp. 2 à 10 ( 1º semestre) e de 12 à 28 (2º B) -Método “Yamaha” pp. 4 à 10 -Uma peça por Bimestre -Escala de Fá e de Sol Maior (1º B), Dó M e Ré M (2º B) -Duas peças por bimestre -Estudo de acréscimo de acordo com o conteúdo estudado. Estratégias -Histórias, textos, pesquisas na internet, curiosidades sobre o instrumento; -Deixar o aluno manusear a flauta: montar, alinhar, desmontar, limpar; -Peças musicais de fácil execução utilizando o bocal da flauta, glissando, curto, longo. -Peças de acordo com a progressão do aluno. -Deixar o aluno manusear a flauta: montar, alinhar, desmontar, limpar; - Apresentar várias partituras para estendendo o repertório auditivo e próprio do aluno -Uso dos métodos citados. -Peças musicais de fácil execução, de acordo com o progresso do aluno. Avaliação -Observação dos alunos durante a realização de cada item citado. -Peças criadas pelos alunos que explorem os sons do bocal da flauta. -Sonoridade e boa postura. -Observação dos alunos durante a realização de cada item citado. Apresentações -Sonoridade e boa postura. Duração: - Primeiro ao Quarto bimestres (50 min. cada aula) |
Programa
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5º
ANO
(crianças de 9 - 10 anos) 1º Bimestre - Postura - Sonoridade - Respiração - Manuseio do instrumento: montar, alinhar, limpar, desmontar. - Composição de peças utilizando gráficos para representar os sons produzidos pelo bocal da flauta: glissando, grave, agudo, forte, fraco, curto, longo. 2º Bimestre - Postura dos dedos nas chaves - Sonoridade - Leitura relativa de notas - Primeiras notas: sol, lá, si, fa, sib, do - Pequenas peças utilizando estas notas 3º Bimestre Métodos: - A Tune a Day I: pp. 2-5 - Yamaha: pp. 4-6 - Peça 1 (opcional) - Postura - Sonoridade - Respiração OBS: praticar leitura das partituras. 4º Bimestre Métodos: - A Tune a Day I: pp. 6-10 - Yamaha: pp. 7- 8 - Peça (1) - Postura - Sonoridade - Respiração 6º ANO 1º Bimestre Métodos: - Escala de Fá M - A Tune a Day I: pp. 12-17 - Peça (2) - Estudo de acréscimo - Postura - Sonoridade - Respiração 2º Bimestre Métodos: - Escala de Dó M - Escala de Sol M - A Tune a Day I: pp. 19 - 28 - Peça (2) - Estudo de acréscimo - Postura - Sonoridade - Respiração 3º Bimestre Métodos: - Escala de Dó M (2º oitava) – revisão - Introdução da escala de Lá menor - Taffanel & Gaubert: nº 03 – 15 - Estudo de acréscimo nº 37 (Taffanel e Gaubert) - Peças (2) - Postura - Sonoridade - Respiração 4º Bimestre - Escala de Ré M e revisão da escala de Lá menor - Taffanel & Gaubert: nº 16 – 36 - Estudo de acréscimo nº 38 (Taffanel e Gaubert) - Peças (2) - Postura - Sonoridade - Respiração |
Bibliografia
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Flauta Transversal – Método Elementar (Pierre – Yves Artaud).
- Método Ilustrado de Flauta Transversal (Celso Woltzenlogel). - Estudos - Koëler, Garibaldi, Andersen - Arte et technique de la sonoritè (Marcel Moyse), entre outros. |
Instrumento
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Flauta
Transversal
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Ciclo
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Ciclo
Complementar - 7º ao 9º Ano
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Ementa
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Entendimento
da Flauta enquanto instrumento contextualizado no tempo e no espaço. A
importância da respiração diafragmática para a prática flautísticas.
Referencias de grandes flautistas para que o aluno tenha preferencias
auditivas e possa criar sua identidade sonora. Conhecimento das partes do
instrumento, cuidados básicos e sua montagem. Postura corporal, mãos,
dedilhados, digitação, embocadura. Estudos técnicos para desenvolvimento
performático do flautista com foco na aprimoramento da postura, sonoridade,
respiração e embocadura. Desenvolvimento da concentração, coordenação motora,
descobrimento das potencialidades. Explicitar a estrutura da teoria musical,
aprofundando e amadurecendo a concentração, a coordenação motora e a
socialização. Aprofundamento do
conhecimento musical capacitação progressiva à leitura e à interpretação de
partituras. Leitura, compreensão e execução de peças musicais dos mais
variados gêneros com foco no desenvolvimento da memória auditiva e da leitura
à primeira vista.
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Objetivos
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7º
ANO
Objetivos Específicos: 1º e 2º bimestres • Apresentar notas de alturas diferentes, proporcionando ao aluno o conhecimento de novas posições do dedilhado na flauta. • Executar notas com sinais de staccato, observar os sinais de expressão e intensidade. • Trabalhar intervalos e ritmos variados (inclusive sincopa). • Acrescentar as escalas relativas menores em todo bimestre. 3º e 4º bimestres • Intensificar os objetivos do 1º e 2º bimestres deste período. 8º ANO Objetivos Específicos: 1º e 2º bimestres • Praticar tonalidades maiores e menores através de escalas e estudos com dificuldades já estudadas 3º e 4º bimestres • Aprimorar os objetivos contemplados nos períodos anteriores. 9º ANO Objetivos Específicos: 1º e 2º bimestres Ampliar os conhecimentos de escalas - tonalidades maiores e menores utilizando-se de estudos que apresentem dificuldades de intervalos e ritmos. 3º e 4º bimestres • Possibilitar qualidade na igualdade dos dedos na digitalização no mecanismo da flauta. • Diagnosticar a sonoridade do instrumento e instrumentista. |
Metodologia
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7º
ANO
Objetivos Gerais -Aprimorar os objetivos do ano anterior. -Ampliar o conhecimento da leitura musical. -Executar notas com sinais de Staccato. -Observar os sinais de expressão e intensidade. Conteúdo Programático -Método “ A Tune a Day 1” pp. 32 à 37 ( 1º semestre) e de 38 à 46 (2º B) -Método “Yamaha” pp. 11 à 19 e 20 à 24 -Duas peças por Bimestre -Escalas de Si b M e Dó M (duas oitavas), no 1º B e de Mi b Maior no 2ºB, -Método “Taffanel e Gaubert” nº 55 ao 57 -Estudo de acréscimo, de acordo com o conteúdo estudado e a dedicação do aluno. Estratégias - Priorizar peças com 2 bemóis. -Repetir passagens de notas, coordenando a posição dos dedos e o sopro. -Leitura de partituras. -Variação de ritmo e articulação nas escalas. -Exercitar ataques e golpes simples de língua: sttacato. Avaliação -Observação dos alunos durante a realização de cada item citado. -Sonoridade e boa postura. -Estudo em casa. Apresentações Duração Uma aula por semana de 50 minutos do 1º ao 4º bimestre. 8º ANO Objetivos Gerais -Aprimorar os objetivos contemplados nos anos anteriores. -Intensificar o estudo de ligaduras em intervalos diversos. -Praticar outras tonalidades em intervalos diversos. -Praticar tonalidades maiores e menores. Conteúdo Programático -Duas peças por Bimestre -Escalas deLá M (duas oitavas), Si M e Lá b M, no 1º semestre e Escala Cromática, no 2º. -Método “Taffanel e Gaubert” -Estudo de acréscimo, de acordo com o conteúdo estudado e a dedicação do aluno. Estratégias -Tocar peças com mais bemóis e sustenidos na armadura de clave. -Repetir passagens de notas, coordenando a posição dos dedos e o sopro. -Leitura de partituras. -Variações rítmicas e articulações diversas nas escalas. -Peças que atendam as técnicas estudadas. Avaliação -Observação dos alunos durante a realização de cada item citado. -Sonoridade e boa postura. -Estudo em casa. - Apresentações Duração Uma aula por semana de 50 minutos do 1º ao 4º bimestre. 9º ANO Objetivos Gerais -Ampliar os conhecimentos de escalas e tonalidades maiores e menores -Possibilitar qualidade na igualdade de dedos e melhoria de sonoridade. Conteúdo Programático -Duas peças por Bimestre -Método “Taffanel e Gaubert” -Escala Cromática, 3 oitavas. -Estudo de acréscimo, de acordo com o conteúdo estudado e a dedicação do aluno. Estratégias -Estudos que apresentem dificuldades de intervalos, ritmos e tonalidades. -Estudo de sonoridade sugerido: Moyse Avaliação -Observação dos alunos durante a realização das atividades. -Sonoridade e boa postura. -Estudo em casa. -Apresentações Duração Uma aula por semana de 50 minutos do 1º ao 4º bimestre. |
Programa
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7º
ANO
1º Bimestre Métodos: - Escala de Sol Maior (revisão) e relativa Mi menor - Taffanel e Gaubert: nº 52 ao 54 - A Tune a Day I: pp. 29 - 34 - Yamaha: pp. 11-15 - Peças (2) - Postura - Sonoridade - Respiração 2º Bimestre Métodos: - Escala de Sib M e Sol menor - A Tune a Day I: pp. 35 - 37 - Yamaha: pp. 16 - 19 - Peças (2) (priorizar notas graves) - Postura - Sonoridade - Respiração 3º Bimestre Métodos: - Escala de Mib M (2 oitavas) e Dó Menor - A Tune a Day I: pp. 38 - 43 - Yamaha: pp. 20 - 24 - Peças (2) - Postura - Sonoridade - Respiração 4º Bimestre Métodos: - Escala de Cromática (2 oitavas) - Escala de FáM (2 oitavas) e Ré menor - A Tune a Day I: pp. 44 - 46 - Taffanel & Gaubert: nº. 55 - 57 - Peças (chorinho, para trabalhar a região aguda na flauta) - Postura - Sonoridade - Respiração 8º ANO 1º Bimestre Métodos: - Escala de LáM e SibM (2 oitavas), Fá # menor e Sol menor - Estudos de acréscimo: pp. 110-112 do Método de Flauta Transversal de César Albino - Taffanel & Gaubert: nº. 58 - 67 - Peças (2) - Postura - Sonoridade - Respiração 2º Bimestre Métodos: - Escala de SiM e Sol# menor - Taffanel & Gaubert: nº 71 - 83 - Taffanel & Gaubert: p. 32 (duetto) - Peças (2) - Postura - Sonoridade - Respiração 3º Bimestre Métodos: - Escala Cromática (3 oitavas) - Taffanel & Gaubert: nº 84 - 94 - Taffanel & Gaubert: pp. 35 - 36 (duettos) - Peças (2) - Postura - Sonoridade - Respiração 4º Bimestre Métodos: - Escalas Cromáticas - Taffanel & Gaubert: nº 122 - 129 - Taffanel & Gaubert: nº 140 - 145 - Peças (2) - Postura - Sonoridade - Respiração 9º ANO 1º Bimestre Métodos: - Taffanel & Gaubert: nº. 95 – 121 - Estudo de acréscimo - Peças (2) 2º Bimestre Métodos: - Taffanel & Gaubert: nº. 130 - 139 - Estudo de acréscimo (sugestão: Celso Woltzenlogel duettos Guerra Peixe) - Peças (2) 3º Bimestre Métodos: - Escala de Mib M (2 oitavas) e Dó Menor - A Tune a Day I: pp. 38 - 43 - Yamaha: pp. 20 - 24 - Peças (2) - Postura - Sonoridade - Respiração 4º Bimestre Métodos: - Taffanel & Gaubert: nº 155 - 164 - Estudo de acréscimo - Zinha – Pattápio Silva - Peças (2) Métodos: - Taffanel & Gaubert: nº 146 - 154 - Estudo de acréscimo - Peças (2) |
Bibliografia
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OBS.:
Este programa é o mínimo a ser exigido. O mesmo poderá ser enriquecido com:
- Flauta Transversal – Método Elementar (Pierre – Yves Artaud). - Método Ilustrado de Flauta Transversal (Celso Woltzenlogel). - Estudos - Koëler, Garibaldi, Andersen - Arte et technique de la sonoritè (Marcel Moyse), entre outros. |
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