quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PLANEJAMENTO FLAUTA TRANSVERSAL


Instrumento
Flauta Transversal
Ciclo
Ciclo Intermediário - 4º ao 6º Ano
Ementa
Pretendemos proporcionar aos alunos de flauta transversal condições para que desenvolva sua musicalidade e amplie seu campo de auto-expressão através do contato com a Flauta transversal, aprimorando a técnica e executando o instrumento com qualidade, individual e coletiva. Oferecendo aos alunos oportunidade de tocar em locais públicos e também promover a interdisciplinaridade.
Objetivos
5º ANO
                                  (crianças de 9 - 10 anos)

Objetivos Específicos:
• Conhecer a flauta transversal e suas característica;
• Manusear o Instrumento;
• Executar e criar pequenas peças com o bocal da flauta;
• Postura e embocadura com a flauta montada;
• Executar as primeiras notas na flauta.

                                             6º ANO
Objetivos Específicos:
1º e 2º bimestres
• Aprender a respirar corretamente: respiração diafragmática.
• Identificar a postura correta para execução do instrumento.
• Buscar o desenvolvimento de uma boa sonoridade através do estudo da embocadura.
3º e 4º bimestres
• Reforçar os objetivos dos 1º e 2º bimestres.
• Introduzir aos estudos ligaduras em notas iguais e diferentes.
• Recordar a escala de Dó Maior e ensinar a escala de Lá menor.
Metodologia
5º e 6º ANO

Objetivos Gerais
-Conhecer a Flauta Transversal e suas características;
-Manusear o instrumento;
-Produzir sons com o bocal;
-Executar e criar pequenas peças com o bocal da flauta;
-Postura e embocadura com a flauta montada;
-Executar as primeiras notas na flauta.
-Identificar a postura correta para a execução do instrumento;
-Montar, alinhar, limpeza e manutenção do instrumento;
-Priorizar a sonoridade, buscando o domínio da embocadura;
-Executar as primeiras notas na flauta;
-Introduzir a ligadura de articulação e de prolongamento.

Conteúdo Programático
-Partes da Flauta, sua história, sua família.
-Montar, alinhar, limpar, desmontar.
-Fazer sons com o bocal, com a flauta desmontada.
-Tocar pequenas melodias e compor peças com sons do bocal.
-Ler e tocar as primeiras notas: sol, lá, si.
-Método “ A Tune a Day 1”
pp. 2 à 10
( 1º semestre) e de 12 à 28 (2º B)
-Método “Yamaha” pp. 4 à 10
-Uma peça por Bimestre
-Escala de Fá e de Sol Maior (1º B), Dó M e Ré M (2º B)
-Duas peças por bimestre
-Estudo de acréscimo de acordo com o conteúdo estudado.

Estratégias
-Histórias, textos, pesquisas na internet, curiosidades sobre o instrumento;
-Deixar o aluno manusear a flauta: montar, alinhar, desmontar, limpar;
-Peças musicais de fácil execução utilizando o bocal da flauta,
glissando, curto, longo.
-Peças de acordo com a progressão do aluno.
-Deixar o aluno manusear a flauta: montar, alinhar, desmontar, limpar;
- Apresentar várias partituras para estendendo o repertório auditivo e próprio do aluno
-Uso dos métodos citados.
-Peças musicais de fácil execução, de acordo com o progresso do aluno.

Avaliação
-Observação dos alunos durante a realização de cada item citado.
-Peças criadas pelos alunos que explorem os sons do bocal da flauta.
-Sonoridade e boa postura.
-Observação dos alunos durante a realização de cada item citado.
Apresentações
-Sonoridade e boa postura.

Duração:
- Primeiro ao Quarto bimestres (50 min. cada aula)
Programa
5º ANO
                                   (crianças de 9 - 10 anos)
1º Bimestre
- Postura
- Sonoridade
- Respiração
- Manuseio do instrumento: montar, alinhar, limpar, desmontar.
- Composição de peças utilizando gráficos para representar os sons produzidos pelo bocal da flauta: glissando, grave, agudo, forte, fraco, curto, longo.

2º Bimestre
- Postura dos dedos nas chaves
- Sonoridade
- Leitura relativa de notas
- Primeiras notas: sol, lá, si, fa, sib, do
- Pequenas peças utilizando estas notas

3º Bimestre
Métodos:
- A Tune a Day I: pp. 2-5
- Yamaha: pp. 4-6
- Peça 1 (opcional)
- Postura
- Sonoridade
- Respiração
OBS: praticar leitura das partituras.

4º Bimestre
Métodos:
- A Tune a Day I: pp. 6-10
- Yamaha: pp. 7- 8
- Peça (1)
- Postura
- Sonoridade
- Respiração

                                             6º ANO
1º Bimestre
Métodos:
- Escala de Fá M
- A Tune a Day I: pp. 12-17
- Peça (2)
- Estudo de acréscimo
- Postura
- Sonoridade
- Respiração

2º Bimestre
Métodos:
- Escala de Dó M
- Escala de Sol M
- A Tune a Day I: pp. 19 - 28
- Peça (2)
- Estudo de acréscimo
- Postura
- Sonoridade
- Respiração

3º Bimestre
Métodos:
- Escala de Dó M (2º oitava) – revisão
- Introdução da escala de Lá menor
- Taffanel & Gaubert: nº 03 – 15
- Estudo de acréscimo nº 37 (Taffanel e Gaubert)
- Peças (2)
- Postura
- Sonoridade
- Respiração

4º Bimestre
- Escala de Ré M e revisão da escala de Lá menor
- Taffanel & Gaubert: nº 16 – 36
- Estudo de acréscimo nº 38 (Taffanel e Gaubert)
- Peças (2)
- Postura
- Sonoridade
- Respiração
Bibliografia
- Flauta Transversal – Método Elementar (Pierre – Yves Artaud).
- Método Ilustrado de Flauta Transversal (Celso Woltzenlogel).
- Estudos -  Koëler, Garibaldi, Andersen
- Arte et technique de la sonoritè (Marcel Moyse), entre outros.



Instrumento
Flauta Transversal
Ciclo
Ciclo Complementar - 7º ao 9º Ano
Ementa
Entendimento da Flauta enquanto instrumento contextualizado no tempo e no espaço. A importância da respiração diafragmática para a prática flautísticas. Referencias de grandes flautistas para que o aluno tenha preferencias auditivas e possa criar sua identidade sonora. Conhecimento das partes do instrumento, cuidados básicos e sua montagem. Postura corporal, mãos, dedilhados, digitação, embocadura. Estudos técnicos para desenvolvimento performático do flautista com foco na aprimoramento da postura, sonoridade, respiração e embocadura. Desenvolvimento da concentração, coordenação motora, descobrimento das potencialidades. Explicitar a estrutura da teoria musical, aprofundando e amadurecendo a concentração, a coordenação motora e a socialização.  Aprofundamento do conhecimento musical capacitação progressiva à leitura e à interpretação de partituras. Leitura, compreensão e execução de peças musicais dos mais variados gêneros com foco no desenvolvimento da memória auditiva e da leitura à primeira vista.
Objetivos
7º ANO
Objetivos Específicos:
1º e 2º bimestres
• Apresentar notas de alturas diferentes, proporcionando ao aluno o conhecimento de novas posições do dedilhado na flauta. 
• Executar notas com sinais de staccato, observar os sinais de expressão e intensidade.
• Trabalhar intervalos e ritmos variados (inclusive sincopa).
• Acrescentar as escalas relativas menores em todo bimestre.
 3º e 4º bimestres
• Intensificar os objetivos do 1º e 2º bimestres deste período.

                                                  8º ANO
Objetivos Específicos:
1º e 2º bimestres
• Praticar tonalidades maiores e menores através de escalas e estudos com dificuldades já estudadas
3º e 4º bimestres
• Aprimorar os objetivos contemplados nos períodos anteriores.

                                                  9º ANO
Objetivos Específicos:
1º e 2º bimestres
Ampliar os conhecimentos de escalas -  tonalidades maiores e menores utilizando-se de estudos que apresentem dificuldades de intervalos e ritmos.
3º e 4º bimestres
• Possibilitar qualidade na igualdade dos dedos na digitalização no mecanismo da flauta.
• Diagnosticar a sonoridade do instrumento e instrumentista.
Metodologia
7º ANO
Objetivos Gerais
-Aprimorar os objetivos do ano anterior.
-Ampliar o conhecimento da leitura musical.
 -Executar notas com sinais de Staccato.
-Observar os sinais de expressão e intensidade.

Conteúdo Programático
-Método “ A Tune a Day 1”
pp. 32 à 37
( 1º semestre) e de 38 à 46 (2º B)
-Método “Yamaha” pp. 11 à 19 e 20 à 24
-Duas peças por Bimestre
-Escalas de Si b M e     Dó M (duas oitavas), no 1º B e de Mi b Maior no 2ºB, 
-Método “Taffanel e Gaubert”    nº 55 ao 57
-Estudo de acréscimo, de
acordo com o conteúdo estudado e a dedicação do aluno.

Estratégias
- Priorizar  peças com 2 bemóis.
-Repetir passagens de notas, coordenando a posição dos dedos e o sopro.
-Leitura de partituras.
-Variação de ritmo e articulação nas escalas.
-Exercitar ataques e golpes simples de língua: sttacato.

Avaliação
-Observação dos alunos durante a realização de cada item citado.
-Sonoridade e boa postura.
-Estudo em casa.
Apresentações

Duração
Uma aula por semana de 50 minutos do 1º ao 4º bimestre.



                                                  8º ANO
Objetivos Gerais
-Aprimorar os objetivos contemplados nos anos anteriores.
-Intensificar o estudo de ligaduras em intervalos diversos.
-Praticar outras tonalidades em intervalos diversos.
-Praticar tonalidades maiores e menores.

Conteúdo Programático
-Duas peças por Bimestre
-Escalas deLá M (duas oitavas), Si M e Lá b M, no 1º semestre e Escala Cromática, no 2º.
-Método “Taffanel e Gaubert”  
-Estudo de acréscimo, de
acordo com o conteúdo estudado e a dedicação do aluno.

Estratégias
-Tocar peças com mais bemóis e sustenidos na armadura de clave.
-Repetir passagens de notas, coordenando a posição dos dedos e o sopro.
-Leitura de partituras.
-Variações rítmicas e articulações diversas nas escalas.
-Peças que atendam as técnicas estudadas.

Avaliação
-Observação dos alunos durante a realização de cada item citado.
-Sonoridade e boa postura.
-Estudo em casa.
- Apresentações

Duração
Uma aula por semana de 50 minutos do 1º ao 4º bimestre.

                                                  9º ANO
Objetivos Gerais
-Ampliar os conhecimentos de escalas e tonalidades maiores e menores
-Possibilitar qualidade na igualdade de dedos e melhoria de sonoridade.

 Conteúdo Programático
-Duas peças por Bimestre
-Método “Taffanel e Gaubert”  
-Escala Cromática, 3 oitavas.
-Estudo de acréscimo, de
acordo com o conteúdo estudado e a dedicação do aluno.

Estratégias
-Estudos que apresentem dificuldades de intervalos, ritmos e tonalidades.
-Estudo de sonoridade sugerido: Moyse

Avaliação
-Observação dos alunos durante a realização das atividades.
-Sonoridade e boa postura.
-Estudo em casa.
-Apresentações

Duração
Uma aula por semana de 50 minutos do 1º ao 4º bimestre.
Programa
7º ANO
1º Bimestre
Métodos:
- Escala de Sol Maior (revisão) e relativa Mi menor
- Taffanel e Gaubert: nº 52 ao 54
- A Tune a Day I: pp. 29 - 34
- Yamaha: pp. 11-15
- Peças (2)
- Postura
- Sonoridade
- Respiração

2º Bimestre
Métodos:
- Escala de Sib M e Sol menor
- A Tune a Day I: pp. 35 - 37
- Yamaha: pp. 16 - 19
- Peças (2) (priorizar notas graves)
- Postura
- Sonoridade
- Respiração

3º Bimestre
Métodos:
- Escala de Mib M (2 oitavas) e Dó Menor 
- A Tune a Day I: pp. 38 - 43
- Yamaha: pp. 20 - 24
- Peças (2)
- Postura
- Sonoridade
- Respiração

4º Bimestre
Métodos:
- Escala de Cromática (2 oitavas)
- Escala de FáM (2 oitavas) e Ré menor
- A Tune a Day I: pp. 44 - 46
- Taffanel & Gaubert: nº. 55 - 57
- Peças (chorinho, para trabalhar a região aguda na flauta)
- Postura
- Sonoridade
- Respiração

                                                  8º ANO
1º Bimestre
Métodos:
- Escala de LáM e SibM (2 oitavas), Fá # menor e Sol menor
- Estudos de acréscimo: pp. 110-112 do Método de Flauta Transversal de César Albino
- Taffanel & Gaubert: nº. 58 - 67
- Peças (2)
- Postura
- Sonoridade
- Respiração

2º Bimestre
Métodos:
- Escala de SiM e Sol# menor
- Taffanel & Gaubert: nº 71 - 83
- Taffanel & Gaubert: p. 32 (duetto)
- Peças (2)
- Postura
- Sonoridade
- Respiração

3º Bimestre
Métodos:
- Escala Cromática (3 oitavas)
- Taffanel & Gaubert: nº 84 - 94
- Taffanel & Gaubert: pp. 35 - 36 (duettos)
- Peças (2)
- Postura
- Sonoridade
- Respiração

4º Bimestre
Métodos:
- Escalas Cromáticas
- Taffanel & Gaubert: nº 122 - 129
- Taffanel & Gaubert: nº 140 - 145
- Peças (2)
- Postura
- Sonoridade
- Respiração
                            
                                                  9º ANO
1º Bimestre
Métodos:
- Taffanel & Gaubert: nº. 95 – 121
- Estudo de acréscimo
- Peças (2)

2º Bimestre
Métodos:
- Taffanel & Gaubert: nº. 130 - 139
- Estudo de acréscimo (sugestão: Celso Woltzenlogel duettos Guerra Peixe)
- Peças (2)

3º Bimestre
Métodos:
- Escala de Mib M (2 oitavas) e Dó Menor 
- A Tune a Day I: pp. 38 - 43
- Yamaha: pp. 20 - 24
- Peças (2)
- Postura
- Sonoridade
- Respiração

4º Bimestre
Métodos:
- Taffanel & Gaubert: nº 155 - 164
- Estudo de acréscimo
- Zinha – Pattápio Silva
- Peças (2)
Métodos:
- Taffanel & Gaubert: nº 146 - 154
- Estudo de acréscimo
- Peças (2)
Bibliografia
OBS.: Este programa é o mínimo a ser exigido. O mesmo poderá ser enriquecido com:
- Flauta Transversal – Método Elementar (Pierre – Yves Artaud).
- Método Ilustrado de Flauta Transversal (Celso Woltzenlogel).
- Estudos -  Koëler, Garibaldi, Andersen
- Arte et technique de la sonoritè (Marcel Moyse), entre outros.

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