Instrumento
|
Guitarra
|
Ciclo
|
2º e 3º Anos (Iniciantes)
|
Ementa
|
Desenvolver a educação auditiva através do reconhecimento e aplicação prática de variações de altura, timbre, duração e intensidade. Possibilitar a compreensão e a realização de técnicas características do instrumento. Localizar notas da escala diatônica, penta tônica, acordes tríade e power chords. Reconhecer símbolos de articulação e efeitos que são tradicionais ao instrumento. Compreensão de pulsação rítmica relacionada a estilos musicais.
|
Objetivos
|
Despertar o gosto pela música. Desenvolver a educação auditiva, a concentração, a coordenação motora e a compreensão musical. Conhecer seu instrumento. Estimular a criatividade.
|
Metodologia
|
Desenvolver este trabalho com uma metodologia interdiciplinar para conscientizar e estimular os alunos, tendo em mente as exigências do mercado de trabalho no qual vive ou que se propõe sobreviver.
Desenvolver seus projetos e estudos, conforme aja demanda. O professor demonstrando interesse ao passar o conteúdo e pelo aprendizado do aluno, terá como feedback resultados positivos destes alunos. Assim, respeitando o limite de cada aluno, as aulas terão resultados favoráveis em relação à execução, leitura, técnica, apreciação, teoria, história e criação (improvisação). Proporcionar ao aluno a busca pela criação e improvisação. E integrar novas tecnologias de programas e softwares musicais. |
Programa
|
Programa 2ª ano
1ª Bimestre. -História e origem do instrumento. -Nomenclaturas: do instrumento das mãos e dedos. -Postura e atenção aos estudos. -Apresentação da palheta e modo de utilizá-la. -Execução de arpejo cordas soltas, ascendentes e desentendes, com palhetadas alternadas. -Memorização dos nomes e ordem numérica das cordas. - Instalação do equipamento e instrumento. -Apresentação da tablatura e interpretação; melodia de canção folclórica etc. -Audição apreciativa: diferenciação e qualificação do som grave e agudo na escala do instrumento. Revisão do conteúdo aplicado no 1ª bimestre. 2ª Bimestre: -Cifra e notas sequência dos musicais: - Acorde tríade e harmonia ex: I , V , IV , I , variação maior e menor; levada espontânea. - Exercícios para mudanças de acordes; postura e levada espontânea. -Power Chords Modelos: 6ª, 5ª, 4ª corda. - Exercícios para mudança e deslocamento do Power Chords; Postura e levadas espontânea. - Exercícios para deslocamento Power Chords com saltos de corda; postura e levadas espontânea. - Audição de estilos músicas, que revele interesse pela aprendizagem. Ex: jogos musicais, temas de filmes, desenho etc. -Exercícios de palhetadas alternadas; Ex: sob terça menor na mesma corda, (Dedos 1 – 3 - 4). - Execução através da tablatura, melódica de canções folclóricas ou do conhecimento do aluno. - Execução de acorde tríade; canções folclóricas ou do conhecimento do aluno. - Execução do power chords; através de riff folclóricos ou canções do conhecimento do aluno. -Revisão do conteúdo aplicado no 2ª bimestre. 3ª Bimestre: - Posicionamento em sala de aula: Postura, atenção, participação, cuidados com instrumento e equipamento. - Parâmetro do som:- Duração: experimentação e prática através de notas da escala diatônica. Ex: utilização de notas uníssonas. Compasso binários, ternário, quaternário, quinario, variação e revisão. - Exercício pulsação rítmico aplicação de melodia de canções do reconhecimento do aluno. Ex: como no mínimo 6 compassos. - Revisão da prática de execução melódica. Utilizando a tablatura como metodologia de leitura. - Exercício pulsação rítmica: acodes tríades harmonia aplicada ou riffs, de canções do reconhecimento do aluno. Ex: no mínimo 6 compassos. -Exercícios e execução do power chords, riffs de canções do conhecimento do aluno. - Posicionamento em sala de aula: Postura, atenção, participação, cuidados com equipamento e instrumento. - Parâmetro do som Altura: experimentação na escala do instrumento. Ex: utilizando notas homônimas, variação e revisão. Exercício pulsação rítmica: sob acordes ou power chords de canção do conhecimento do aluno. Ex: no mínimo 6 compassos. -Execução de acorde tríade e harmonia aplicada; representação da cifra e digitação. Ex: canções simples do conhecimento do aluno. - Parâmetro do som Timbre: experimentação e prática na escala do instrumento; utilizando notas da escala. Ex: pedal de efeito, pedaleira, outros instrumentos, variação e revisão. _- Exercícios psicomotor, sob terças menor, utilização das variações de dedos e cordas. - Parâmetro do som Intensidade: experimentação na escala do instrumento. Ex. sob notas uníssonas, 2ª maior, 3ª menor, 3ª maior etc; variação e revisão. --Revisão do conteúdo aplicado no 3ª bimestre. 4ª Bimestre: - Posicionamento em sala de aula; postura, atenção, participação, cuidados com equipamento e instrumento. _- Exercícios psicomotor utilizando aproximações cromáticas, palhetadas alternadas ex: { 1- 2 – 3 – 4 } { 1 – 3 -2 – 4 } etc. variação e resistência. - Escala Pentônica: Lá menor duas oitavas, ascendente e descendente, execução através de palhetadas alternadas. - Execução de melodias folclóricas ou de canções do conhecimento do aluno. Aplicação através da tablatura. Ex: no mínimo 12 compassos. -Execução das tríades; representação da cifra, sob canções do conhecimento do aluno. Ex: no mínimo 12 compassos. - Performance e acompanhamento musical, aluno e regente. Ex canções aplicadas ou outras. - Vivencia musical: Utilizando a internet como suporte, meio. Dicas jogos com áudios de canções interessantes, jogos de ensino e aprendizagem da linguagem musical; programas de gravação de áudio, reprodução de áudio, prática de exercícios teóricos musicais. Dicas no you tube de, filmes musicais, shows, artistas etc. -Revisão do conteúdo aplicado no 4ª bimestre. Programa 3ª Ano. 1ª Bimestre: -Nomenclatura: instrumentos, mãos, dedos. -Instalações básica: equipamentos e instrumento. -Postura do corpo no assento: mãos, ombros, perna. -Exercícios de palhetadas alternância e resistência. -Desenhos modelos do power chords; 4ª, 5ª, 6ª cordas. -Desenhos de acordes tríades: maior e menor. -Interpretação da tablatura: canções folclóricas ou do conhecimento e nível do aluno. -Riffs ilustrativos: utilizando acordes ou power chords. -Revisão do conteúdo aplicado no 1ª bimestre. 2ª Bimestre: -Postura do corpo: pulso, dedos, ombros, perna. -Exercícios de palhetadas alternadas e resistência -Escalas: pentatônica menor e diatônica maior. -Localização da nota: através da escala diatônica maior. -Interpretação da tablatura: canções folclóricas ou do conhecimento e nível do aluno. -Riffs ilustrativo: utilizando acordes ou power chords. Revisão do conteúdo aplicado no 2ª bimestre. 3ª Bimestre; -Postura do Corpo: pulso, dedos, ombros, perna. -Audição do blues, e outros gêneros músicas. -Exercícios para deslocamento: da polegar mão esquerda; shape do power chord, shape de acorde. -Simbologia dos efeitos e prática da articulação: hammer-on, pull-off, ligaduras, bends, vibrato, slides, trilo, harmônica natural e artificial etc. -Riffs ilustrativos: utilizando acordes ou power chords. -Intervalos e formação das tríades: maior, menor, aumentado, diminuto. - Prática e leitura da melodia: Rock 1, Penha-blues etc. -Revisão do conteúdo aplicado no 3ª bimestre. 4ª Bimestre: -Postura do Corpo: pulso, dedos, ombros, perna. -Audição de estilos musicais: blues, rock etc. - Sistema cinco de escala: pentatônica maior. - prática e leitura de melodia: rock 1, Penha blues etc. - formação e intervalo das tríades: maior, menor. Aumentada e diminuta. - Introdução a intervalos na escala do instrumento: Inter: simples, composto, harmônico, melódico, descendente, ascendente, conjunto, disjunto, natural e invertido prática de solo - Estudo e leitura de notas: Ex: pág. 17 a 22. Método H.Pinto ou outros dentro do nível de leitura do aluno. - Revisão do conteúdo aplicado no 4ª bimestre. |
Bibliografia
|
Ian Guest (manuscritos)
A arte da improvisação – Nelson Faria Escalas, arpejos e acordes – Nelson Faria Teoria da música – Bohumil Volume I ao IV – Jody Fisher |
Instrumento
|
Guitarra
|
Ciclo
|
Ciclo Intermediário - 4º ao 6º Ano
|
Ementa
|
Visa expandir os conhecimentos básicos adquiridos nos anos iniciais, no qual, o aluno terá uma boa capacitação técnico-musical. Possibilitando assim, que ele prossiga sem maiores dificuldades no estudo de seu instrumento.
|
Objetivos
|
Objetivos Gerais:
- Instrumentalizar o aluno tecnicamente. - Colocar na prática sua percepção rítmica, melódica e harmônica. - Demonstrar através de relatos, pesquisas, áudio-vídeo, a importância em se conhecer o universo de seu instrumento, para que assim o aluno tenha conhecimento da linguagem e literatura do instrumento. - Começar a desenvolver parâmetros necessários para que o aluno possa explorar, improvisar e criar através de seu instrumento. - Aguçar a curiosidade do aluno para que pesquise e explore novas idéias e estilos musicais, adquirindo assim, gosto pela vivencia musical. Objetivos Específicos: - 4º ano - Dominar palhetada alternada. - Conhecer as regiões grave, médio e agudo da guitarra. - Executar riffs de músicas conhecidas. - Executar escalas e acordes de acordo com seu desenvolvimento musical. - Pesquisar indicações de seu professor, estilos e músicos conhecidos de seu instrumento. – 5 º ano - Trabalhar coordenação entre a mão direita e esquerda. - Desenvolver com o professor exercícios que fortaleçam os dedos da mão esquerda, para que assim, melhore sua execução no conteúdo proposto. - Dominar a execução de 3 modelos de escalas - (pentatônica, cromática e diatônica). - Executar de cor ao menos os acordes maiores e menores sem pestana. - Executar um ritmo diferente ao pop/rock. Sugestão (blues). - 6º ano - Dominar e coordenar palhetada e mão esquerda. - Conhecer a diferença entre acordes, arpejos e escalas. - Executar com precisão rítmica e melódica os exercícios propostos em anos anteriores. - Desenvolver técnicas como (bend e ligaduras). - Dominar todos os acordes, maiores e menores. - Executar sobre escalas, leituras rítmicas aprendidas anteriormente em aulas teóricas e de musicalização. - Inicializar leituras rítmicas e melódicas. - Explorar os sons e ritmos sobre arpejos e escalas, começando desde já a se preocupar com improvisos e criações. |
Metodologia
|
A avaliação será feita de forma contínua, no dia-a-dia do aluno, ou seja, com observação sobre o desenvolvimento e empenho em relação ao que é transmitido em sala de aula, respeitando sempre a individualidade de cada aluno.
E ao final de cada bimestre o aluno executará os exercícios propostos em todo o programa, demonstrando assim, que está apto a dar continuidade em seu aprendizado.
Educar, orientar, instrumentalizar, apreciar, usar de todo o recurso técnico e psicológico como forma de envolver cada vez mais o aluno.
Fazer com que o aluno desenvolva sua musicalidade ampliando seu horizonte e experiência musical, formando um indivíduo com mais sensibilidade e interação no meio sociocultural. Proporcionar a capacidade de apreciar, criar e interpretar a música, tornando o aluno apto para tocar em grupo. |
Programa
|
Programa 4º ano
- Conhecer a nomenclatura básica do instrumento (mão, braço, corpo e cordas). - Compreender a estrutura da guitarra. Sons graves nos bordões, agudos nas cordas primas. Primeiras casas, grave, caminhando pela extensão do braço sons mais agudos. - Exercício de corda solta, palhetada alternada. - Exercício de coordenação, mão esquerda e palhetada. - Executar riffs conhecidos, a exemplo – Smoke on the Water (Deep Purple), Que país é esse (Legião Urbana), dentre outros. - Executar 5 acordes abertos. - Executar uma escala. Programa 5º ano - Exercício de independência dos dedos (1 2 3 4) - Escalas ( Pentatônica, Cromática e Diatônica) - Acordes abertos sem pestana - Executar a forma do blues, 12 compassos. - Riffs diversos – a exemplo: Californication (Red Hot), Iron Man (Black Sabbath), Back in Black (ACDC), dentre outros. - Ligaduras, (hammer-on e pull-off). Programa 6º ano 1º Semestre - Nomenclatura - Escalas (Dó maior, AmPentatônica e Cromática) - Exercícios de independência dos dedos, seqüência de dedos começadas pelos dedos 1, 2, 3, e 4 - Open strings (acordes abertos), pestanas e progressão de acordes. - Riffs ilustrativos -Power Chord (peças) -Localização das notas na escala, notas naturais e enarmônicas -Levadas de blues’s, rock, pop, reggae 2º Semestre -Sistema cinco de escalas (Pentatônica) -Leitura de pentagrama: bordões e primas -Escala pentatônica,Blues 1b ao 1g,Licks de Blues,Riff’s com acidentes -Peça:Rock1 -Exercícios de articulação (Band’s,Ligaduras, “Hammer-on e pull-off”,Vibrato,Harmônico natural.) -introdução a intervalos -Formação das Tríades |
Bibliografia
|
Nelson Faria A Arte da improvisaçao
Nelson FariaAcordes,arpejos e escalas Wilianleavitt A Modernmethod for guitar vol. 1 2 e 3 Real Book (temas avulsos). Chediak,AlmirSongbooks |
Instrumento
|
Guitarra
|
Ciclo
|
Ciclo Complementar - 7º ao 9º Ano
|
Ementa
|
O aluno começará a desenvolver a capacidade de ler partitura, fazer análises harmônicas/melódicas, executar músicas de diversos gêneros, improvisar e criar arranjos básicos.
|
Objetivos
|
OBJETIVO GERAL
Além de dar continuidade no seu desenvolvimento do sexto ano e visar o curso técnico absorvendo mais conhecimento teórico e técnico no instrumento, o educando vai estar apto a “começar” a tocar com bandas ou apenas acompanhar cantores na noite.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Execução de escalas, acordes e arpejos - Técnicas de mão direita e esquerda - Exercícios de leitura melódica e harmônica no pentagrama - Estudo de diversos ritmos - Improvisação e criação de arranjos básicos |
Metodologia
|
Educar, orientar, instrumentalizar, usar de todo o recurso técnico e psicológico como forma de envolver cada vez mais o aluno.Desenvolver nas aulas os critérios: execução (repertório), leitura (teoria), técnica, apreciação, história e criação (improvisação). Usaremos como referência o modelo T.E.C.L.A de Swanwick, no qual engloba todos os pontos citados (técnica, execução, criação, literatura e apreciação).
A avaliação será feita de forma contínua, através da observação do professor, da participação ativa e interação do aluno. Ao final de cada bimestre, o professor fará uma avaliação prática, referente ao conteúdo trabalhado no período em questão. |
Programa
|
Sétimo Ano
1º Semestre -Sistema cinco de Escala maior. -Sistema cinco de Escala menor harmônica. -Arpejos, micro arpejos (Malmsteem) -Yon Muniz – 1ao 5 -Al de Meola – Pág.67 -Sweepcking / campo harmônico maior -Transposição do sistema cinco -Peças do Real Book ou Song Book, sugestões: (Blue Bossa, All Blues,Mania de Você,Woman no cry,Equinox,etc...j) -Tapping (Eruption) ou peça similar. 2º Semestre -Al de Meoda-Pág.68 -Leitura de peças (Open fire, to the stage) -Sweepcking Fram gambale”D7+, Dm7+, D7, D7/5+ -Acordes Tétrades (Teoria e Compinz -Levada de Bossa Nova -Peça de Repertório (Garota de Ipanema, Wave,etc...) -Rock II, Eugene’s Trick Back ou peça similar. Oitavo Ano 1º Semestre -Escala Real do Jazz -Frases de Joe Pass,Wes Montgomery -Lídio b7 e Escala Alterada -Improvisação em centros tonais maiores -Yon Muniz, Al de Meola – Pág, 69 e 70 -Modos gregos com intervalos característicos (Jonio, Dórico, frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio, Lócrio) -Três notas por corda -Peça de Repertório (Cantalup Island,All Blues,etc..) 2º Semestre -Progressões menores (Aplicação das escalas menores) -Campo harmônico menor -Leitura de Frases (Nelson Farias) Leitura de peças (Real Book) -Yon Muniz, Al de Meola -Modos gregos do campo harmônico menor Nono Ano 1º Semestre -Chord Melody – Sugestões: (Wave, Garota de Ipanema, Blue Monk) -Yon Muniz, Al de Meola -Aplicação dos modos -Peças do Real Book -Leitura de Frades (Nelson Farias, Pat Martino, George Benson, etc...) 2º Semestre - Chord Melody -Yon Muniz, Al de Meola -Aplicação dos modos -Peças do Real Book -Leitura de Frases |
Bibliografia
|
*Nelson Faria - A Arte da Improvisação
*Nelson Faria - Acordes,Arpejos e Escalas *Wilian leavitt - A Modern Method for Guitar vol 1, 2 e 3 *Real Book - "diversos" *Almir Chediak - Songbooks "diversos" *Jody Fisher - Jazz Guitar Vol 1,2,3 e 4 *Troy Stetina - Total Rock Guitar Easy / Heavy Metal Lead Guitar / Speed and Trash Metal Guitar *Frank Gambale - Improvisation Made Easier *Jamey Aebersold - Play Along "diversos" *Mozart Mello - Apostila *Jon Chappell - Country Riffs for Guitar *Ross Bolton - Funk Guitar *Ted Greene - Modern Chord Progressions / Chord Chemestry *Al Di Meola - A Guide to Chords, Scales & Arpeggios *Song Books de diversas Bandas |
Instrumento
|
Guitarra
|
Ciclo
|
Curso Técnico
|
Ementa
|
O estudo da harmonia, técnica do instrumento, leitura de partituras, aplicação dos estudos teóricos, apreciação da literatura do instrumento.
|
Objetivos
|
Aprender harmonia e improvisação.
Identificar, analisar e reagir a diferentes situações harmônicas. Executar exercícios que visam a aplicabilidade do conhecimento teórico. Ouvir, definir, identificar os diversos estilos abordados na guitarra. |
Metodologia
|
A avaliação será feita de forma contínua, no dia-a-dia do aluno, ou seja, com observação sobre o desenvolvimento e empenho em relação ao que é transmitido em sala de aula, respeitando sempre a individualidade de cada aluno.
E ao final de cada bimestre o aluno executará os exercícios propostos em todo o programa, demonstrando assim, que está apto a dar continuidade em seu aprendizado. |
Programa
|
Primeiro ano:
Improvidaçao por centros tonais (maiores e menores )e frases de 1 a 10 A Arte da Imorovisaçao (Nelson farias)
Formaçao de arpejos tríade e tétrades suas inversões e aplicação das tensões disponíveis ,substituições para cadencias comuns , Acordes e arpejos escalas(Nelson farias) Modos gregos campo harmônico maior e menor. Leitura de Temas e aplicação do conteúdo teórico. Segundo ano:
Escalas simétricas e estudo de frases 11 a 25 Nelson farias.
Estudo de sequencias de arpejos (acordes ,escalas e arpejos Nelson farias) Leitura de tema e aplicação do conteúdo teórico Terceiro ano :
Leitura de Chorus (5 solos da Arte da improvisação)
Modos gregos (extraídos do menor) estudo de sequencias harmônicas de arpejos ,frases de 26 a 45 (A arte da improvisação) ,sobreposição de arpejos , Leitura de temas e aplicaçao do conteuto teórico. |
Bibliografia
|
Nelson Faria A Arte da improvisaçao
Nelson FariaAcordes ,arpejos e escalas Wilianleavitt A Modernmethod for guitar vol. 1 2 e 3 Real Book (temas avulsos). Chediak,AlmirSongbooks |
Nenhum comentário:
Postar um comentário