quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PLANEJAMENTO DE GUITARRA

Instrumento
Guitarra
Ciclo
2º e 3º Anos (Iniciantes)
Ementa
Desenvolver a educação auditiva através do reconhecimento e aplicação prática de variações de altura, timbre, duração e intensidade. Possibilitar a compreensão e a realização de técnicas características do instrumento. Localizar notas da escala diatônica, penta tônica, acordes tríade e power chords. Reconhecer símbolos de articulação e efeitos que são tradicionais ao instrumento.  Compreensão de pulsação rítmica relacionada a estilos musicais.
Objetivos
Despertar o gosto pela música. Desenvolver a educação auditiva, a concentração, a coordenação motora e a compreensão musical. Conhecer seu instrumento. Estimular a criatividade.
Metodologia
Desenvolver este trabalho com uma metodologia interdiciplinar para conscientizar e estimular os alunos, tendo em mente as exigências do mercado de trabalho no qual vive ou que se propõe sobreviver.
Desenvolver seus projetos e estudos, conforme aja demanda.
O professor demonstrando interesse ao passar o conteúdo e pelo aprendizado do aluno, terá como feedback resultados positivos destes alunos. Assim, respeitando o limite de cada aluno, as aulas terão resultados favoráveis em relação à execução, leitura, técnica, apreciação, teoria, história e criação (improvisação).
Proporcionar ao aluno a busca pela criação e improvisação.
E integrar novas tecnologias de programas e softwares musicais.
Programa
                                Programa 2ª ano
1ª Bimestre.
-História e origem do instrumento.
-Nomenclaturas: do instrumento das mãos e dedos.
-Postura e atenção aos estudos.
-Apresentação da palheta e modo de utilizá-la.
-Execução de arpejo cordas soltas, ascendentes e desentendes, com palhetadas alternadas.
-Memorização dos nomes e ordem numérica das cordas.
- Instalação do equipamento e instrumento.
-Apresentação da tablatura e interpretação; melodia de canção folclórica etc.
-Audição apreciativa: diferenciação e qualificação do som grave e agudo na escala do instrumento.
Revisão do conteúdo aplicado no 1ª bimestre.

2ª Bimestre:
-Cifra e notas sequência dos musicais:
- Acorde tríade e harmonia ex:  I , V , IV , I ,  variação maior e menor; levada espontânea.
- Exercícios para mudanças de acordes; postura e levada espontânea.
-Power Chords Modelos:  6ª, 5ª, 4ª corda.
- Exercícios para mudança e deslocamento do Power Chords; Postura e levadas espontânea.
 - Exercícios para deslocamento Power Chords com saltos de corda; postura e levadas espontânea.
- Audição de estilos músicas, que revele interesse pela aprendizagem. Ex: jogos musicais, temas de filmes, desenho etc.
-Exercícios de palhetadas alternadas; Ex: sob terça menor na mesma corda, (Dedos 1 – 3 - 4).
- Execução através da tablatura, melódica de canções folclóricas ou do conhecimento do aluno.
- Execução de acorde tríade; canções folclóricas ou do conhecimento do aluno.
- Execução do power chords; através de riff folclóricos ou canções do conhecimento do aluno.
-Revisão do conteúdo aplicado no 2ª bimestre.

3ª Bimestre:
- Posicionamento em sala de aula: Postura, atenção, participação, cuidados com instrumento e equipamento.
- Parâmetro do som:- Duração: experimentação e prática através de notas da escala diatônica. Ex: utilização de notas uníssonas. Compasso binários, ternário, quaternário, quinario, variação e revisão.
- Exercício pulsação rítmico aplicação de melodia de canções do reconhecimento do aluno. Ex: como no mínimo 6 compassos.
- Revisão da prática de execução melódica. Utilizando a tablatura como metodologia de leitura.
- Exercício pulsação rítmica: acodes tríades harmonia aplicada ou riffs, de canções do reconhecimento do aluno. Ex: no mínimo 6 compassos.
-Exercícios e execução do power chords, riffs de canções do conhecimento do aluno.
- Posicionamento em sala de aula: Postura, atenção, participação, cuidados com equipamento e instrumento.
- Parâmetro do som Altura: experimentação na escala do instrumento. Ex: utilizando notas homônimas, variação e revisão.
Exercício pulsação rítmica: sob acordes ou power chords de canção do conhecimento do aluno. Ex: no mínimo 6 compassos.
-Execução de acorde tríade e harmonia aplicada; representação da cifra e digitação. Ex: canções simples do conhecimento do aluno.
- Parâmetro do som Timbre: experimentação e prática na escala do instrumento; utilizando notas da escala. Ex: pedal de efeito, pedaleira, outros instrumentos, variação e revisão.
_- Exercícios psicomotor, sob terças menor, utilização das variações de dedos e cordas.
- Parâmetro do som Intensidade: experimentação na escala do instrumento. Ex. sob notas uníssonas, 2ª maior, 3ª menor, 3ª maior etc; variação e revisão.
--Revisão do conteúdo aplicado no 3ª bimestre.

 4ª Bimestre:
- Posicionamento em sala de aula; postura, atenção, participação, cuidados com equipamento e instrumento.
_- Exercícios psicomotor utilizando aproximações cromáticas, palhetadas alternadas ex:  { 1- 2 – 3 – 4 } { 1 – 3 -2 – 4 } etc. variação e resistência.
- Escala Pentônica: Lá menor duas oitavas, ascendente e descendente, execução através de palhetadas alternadas.
- Execução de melodias folclóricas ou de canções do conhecimento do aluno. Aplicação através da tablatura. Ex: no mínimo 12 compassos.
-Execução das tríades; representação da cifra, sob canções do conhecimento do aluno. Ex: no mínimo 12 compassos.
- Performance e acompanhamento musical, aluno e regente. Ex canções aplicadas ou outras.
 - Vivencia musical: Utilizando a internet como suporte, meio. Dicas jogos com áudios de canções interessantes, jogos de ensino e aprendizagem da linguagem musical; programas de gravação de áudio, reprodução de áudio, prática de exercícios teóricos musicais. Dicas no you tube de, filmes musicais, shows, artistas etc.
-Revisão do conteúdo aplicado no 4ª bimestre.


                  Programa 3ª Ano.
1ª Bimestre:
-Nomenclatura: instrumentos, mãos, dedos.
-Instalações básica: equipamentos e instrumento.
-Postura do corpo no assento: mãos, ombros, perna.
-Exercícios de palhetadas alternância e resistência.
-Desenhos modelos do power chords; 4ª, 5ª, 6ª cordas.
-Desenhos de acordes tríades: maior e menor.
-Interpretação da tablatura: canções folclóricas ou do conhecimento e nível do aluno.
-Riffs ilustrativos: utilizando acordes ou power chords.
-Revisão do conteúdo aplicado no 1ª bimestre.

2ª Bimestre:
-Postura do corpo: pulso, dedos, ombros, perna.
-Exercícios de palhetadas alternadas e resistência
-Escalas: pentatônica menor e diatônica maior.
-Localização da nota: através da escala diatônica maior.
-Interpretação da tablatura: canções folclóricas ou do conhecimento e nível do aluno.
-Riffs ilustrativo: utilizando acordes ou power chords.
        Revisão do conteúdo aplicado no 2ª bimestre.


3ª Bimestre;
-Postura do Corpo: pulso, dedos, ombros, perna.
-Audição do blues, e outros gêneros músicas.
 -Exercícios para deslocamento: da polegar mão esquerda; shape do power chord, shape de acorde.
-Simbologia dos efeitos e prática da articulação: hammer-on, pull-off, ligaduras, bends, vibrato, slides, trilo, harmônica natural e artificial etc.
-Riffs ilustrativos: utilizando acordes ou power chords.
-Intervalos e formação das tríades: maior, menor, aumentado, diminuto.
- Prática e leitura da melodia: Rock 1, Penha-blues etc.
-Revisão do conteúdo aplicado no 3ª bimestre.

4ª Bimestre:

-Postura do Corpo: pulso, dedos, ombros, perna.
-Audição de estilos musicais: blues, rock etc.
- Sistema cinco de escala: pentatônica maior.
- prática e leitura de melodia: rock 1, Penha blues etc.
- formação e intervalo das tríades: maior, menor. Aumentada e diminuta.
- Introdução a intervalos na escala do instrumento:
Inter: simples, composto, harmônico, melódico, descendente, ascendente, conjunto, disjunto, natural e invertido prática de solo
- Estudo e leitura de notas:  Ex: pág. 17 a 22. Método H.Pinto ou outros dentro do nível de leitura do aluno.
- Revisão do conteúdo aplicado no 4ª bimestre. 
Bibliografia
Ian Guest (manuscritos)
A arte da improvisação – Nelson Faria
Escalas, arpejos e acordes – Nelson Faria
Teoria da música – Bohumil
Volume I ao IV – Jody Fisher



Instrumento
Guitarra
Ciclo
Ciclo Intermediário - 4º ao 6º Ano
Ementa
Visa expandir os conhecimentos básicos adquiridos nos anos iniciais, no qual, o aluno terá uma boa capacitação técnico-musical. Possibilitando assim, que ele prossiga sem maiores dificuldades no estudo de seu instrumento.
Objetivos
Objetivos Gerais:

- Instrumentalizar o aluno tecnicamente.
- Colocar na prática sua percepção rítmica, melódica e harmônica.
- Demonstrar através de relatos, pesquisas, áudio-vídeo, a importância em se conhecer o universo de seu instrumento, para que assim o aluno tenha conhecimento da linguagem e literatura do instrumento.
- Começar a desenvolver parâmetros necessários para que o aluno possa explorar, improvisar e criar através de seu instrumento.
- Aguçar a curiosidade do aluno para que pesquise e explore novas idéias e estilos musicais, adquirindo assim, gosto pela vivencia musical.


Objetivos Específicos:

- 4º ano
- Dominar palhetada alternada.
- Conhecer as regiões grave, médio e agudo da guitarra.
- Executar riffs de músicas conhecidas.
- Executar escalas e acordes de acordo com seu desenvolvimento musical.
- Pesquisar indicações de seu professor, estilos e músicos conhecidos de seu instrumento.

– 5 º ano
- Trabalhar coordenação entre a mão direita e esquerda.
- Desenvolver com o professor exercícios que fortaleçam os dedos da mão esquerda, para que assim, melhore sua execução no conteúdo proposto.
- Dominar a execução de 3 modelos de escalas - (pentatônica, cromática e diatônica).
- Executar de cor ao menos os acordes maiores e menores sem pestana.
- Executar um ritmo diferente ao pop/rock.  Sugestão (blues).

- 6º ano
- Dominar e coordenar palhetada e mão esquerda.
- Conhecer a diferença entre acordes, arpejos e escalas.
- Executar com precisão rítmica e melódica os exercícios propostos em anos anteriores.
- Desenvolver técnicas como (bend e ligaduras).
- Dominar todos os acordes, maiores e menores.
- Executar sobre escalas, leituras rítmicas aprendidas anteriormente em aulas teóricas e de musicalização.
- Inicializar leituras rítmicas e melódicas.
- Explorar os sons e ritmos sobre arpejos e escalas, começando desde já a se preocupar com improvisos e criações.
Metodologia
A avaliação será feita de forma contínua, no dia-a-dia do aluno, ou seja, com observação sobre o desenvolvimento e empenho em relação ao que é transmitido em sala de aula, respeitando sempre a individualidade de cada aluno.
E ao final de cada bimestre o aluno executará os exercícios propostos em todo o programa, demonstrando assim, que está apto a dar continuidade em seu aprendizado.

Educar, orientar, instrumentalizar, apreciar, usar de todo o recurso técnico e psicológico como forma de envolver cada vez mais o aluno.
Fazer com que o aluno desenvolva sua musicalidade ampliando seu horizonte e experiência musical, formando um indivíduo com mais sensibilidade e interação no meio sociocultural.
Proporcionar a capacidade de apreciar, criar e interpretar a música, tornando o aluno apto para tocar em grupo.
Programa
Programa 4º ano
- Conhecer a nomenclatura básica do instrumento (mão, braço, corpo e cordas).
- Compreender a estrutura da guitarra. Sons graves nos bordões, agudos nas cordas primas.  Primeiras casas, grave, caminhando pela extensão do braço sons mais agudos.
- Exercício de corda solta, palhetada alternada.
- Exercício de coordenação, mão esquerda e palhetada.
- Executar riffs conhecidos, a exemplo – Smoke on the Water (Deep Purple), Que país é esse (Legião Urbana), dentre outros.
- Executar 5 acordes abertos.
- Executar uma escala.

Programa 5º ano
- Exercício de independência dos dedos (1 2 3 4)
- Escalas ( Pentatônica, Cromática e Diatônica)
- Acordes abertos sem pestana
- Executar a forma do blues, 12 compassos.
- Riffs diversos – a exemplo: Californication (Red Hot), Iron Man (Black Sabbath), Back in Black (ACDC), dentre outros.
 
- Ligaduras, (hammer-on e pull-off).

Programa 6º ano

1º Semestre
- Nomenclatura
- Escalas (Dó maior, AmPentatônica e Cromática)
- Exercícios de independência dos dedos, seqüência de dedos começadas pelos dedos 1, 2, 3, e 4
- Open strings (acordes abertos), pestanas e progressão de acordes.
- Riffs ilustrativos
-Power Chord (peças)
-Localização das notas na escala, notas naturais e enarmônicas
-Levadas de blues’s, rock, pop, reggae

2º Semestre
-Sistema cinco de escalas (Pentatônica)
-Leitura de pentagrama: bordões e primas
-Escala pentatônica,Blues 1b ao 1g,Licks de Blues,Riff’s com acidentes
-Peça:Rock1
-Exercícios de articulação (Band’s,Ligaduras, “Hammer-on e pull-off”,Vibrato,Harmônico natural.)
-introdução a intervalos
-Formação das Tríades
Bibliografia
Nelson Faria A Arte da improvisaçao
Nelson FariaAcordes,arpejos e escalas
Wilianleavitt A Modernmethod for guitar vol. 1 2 e 3
Real Book (temas avulsos).
Chediak,AlmirSongbooks



Instrumento
Guitarra
Ciclo
Ciclo Complementar - 7º ao 9º Ano
Ementa
O aluno começará a desenvolver a capacidade de ler partitura, fazer análises harmônicas/melódicas, executar músicas de diversos gêneros, improvisar e criar arranjos básicos.
Objetivos
OBJETIVO GERAL
Além de dar continuidade no seu desenvolvimento do sexto ano e visar o curso técnico absorvendo mais conhecimento teórico e técnico no instrumento, o educando vai estar apto a “começar” a tocar com bandas ou apenas acompanhar cantores na noite.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Execução de escalas, acordes e arpejos
- Técnicas de mão direita e esquerda
- Exercícios de leitura melódica e harmônica no pentagrama
- Estudo de diversos ritmos
- Improvisação e criação de arranjos básicos
Metodologia
Educar, orientar, instrumentalizar, usar de todo o recurso técnico e psicológico como forma de envolver cada vez mais o aluno.Desenvolver nas aulas os critérios: execução (repertório), leitura (teoria), técnica, apreciação, história e criação (improvisação). Usaremos como referência o modelo T.E.C.L.A de Swanwick, no qual engloba todos os pontos citados (técnica, execução, criação, literatura e apreciação).

A avaliação será feita de forma contínua, através da observação do professor, da participação ativa e interação do aluno.
 Ao final de cada bimestre, o professor fará uma avaliação  prática, referente ao conteúdo trabalhado no período em questão.
Programa
Sétimo Ano

1º Semestre
-Sistema cinco de Escala maior.
-Sistema cinco de Escala menor harmônica.
-Arpejos, micro arpejos (Malmsteem)
-Yon Muniz – 1ao 5
-Al de Meola – Pág.67
-Sweepcking / campo harmônico maior
-Transposição do sistema cinco
-Peças do Real Book ou Song Book, sugestões: (Blue Bossa, All Blues,Mania de Você,Woman no cry,Equinox,etc...j)
-Tapping (Eruption) ou peça similar.

2º Semestre
-Al de Meoda-Pág.68
-Leitura de peças (Open fire, to the stage)
-Sweepcking Fram gambale”D7+, Dm7+, D7, D7/5+
-Acordes Tétrades (Teoria e Compinz
-Levada de Bossa Nova
-Peça de Repertório (Garota de Ipanema, Wave,etc...)
-Rock II, Eugene’s Trick Back ou peça similar.

Oitavo Ano

1º Semestre
-Escala Real do Jazz
-Frases de Joe Pass,Wes Montgomery
-Lídio b7 e Escala Alterada
-Improvisação em centros tonais maiores
-Yon Muniz, Al de Meola – Pág, 69 e 70
-Modos gregos com intervalos característicos (Jonio, Dórico, frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio, Lócrio)
-Três notas por corda
-Peça de Repertório (Cantalup Island,All Blues,etc..)

2º Semestre
-Progressões menores (Aplicação das escalas menores)
-Campo harmônico menor
-Leitura de Frases (Nelson Farias)
Leitura de peças (Real Book)
-Yon Muniz, Al de Meola
-Modos gregos do campo harmônico menor


Nono Ano

1º Semestre
-Chord Melody – Sugestões: (Wave, Garota de Ipanema, Blue Monk)
-Yon Muniz, Al de Meola
-Aplicação dos modos
-Peças do Real Book
-Leitura de Frades (Nelson Farias, Pat Martino, George Benson, etc...)

2º Semestre
- Chord Melody
-Yon Muniz, Al de Meola
-Aplicação dos modos
-Peças do Real Book
-Leitura de Frases
Bibliografia
*Nelson Faria - A Arte da Improvisação
*Nelson Faria -   Acordes,Arpejos e Escalas
*Wilian leavitt - A Modern Method for Guitar vol 1, 2 e 3
*Real Book - "diversos"
*Almir Chediak - Songbooks "diversos"
*Jody Fisher - Jazz Guitar Vol 1,2,3 e 4
*Troy Stetina - Total Rock Guitar Easy / Heavy Metal Lead Guitar / Speed and Trash Metal Guitar
*Frank Gambale - Improvisation Made Easier
*Jamey Aebersold - Play Along "diversos"
*Mozart Mello - Apostila
*Jon Chappell - Country Riffs for Guitar
*Ross Bolton - Funk Guitar
*Ted Greene - Modern Chord Progressions / Chord Chemestry
*Al Di Meola - A Guide to Chords, Scales & Arpeggios
*Song Books de diversas Bandas





Instrumento
Guitarra
Ciclo
Curso Técnico
Ementa
O estudo da harmonia, técnica do instrumento, leitura de partituras, aplicação dos estudos teóricos, apreciação da literatura do instrumento.
Objetivos
Aprender harmonia e improvisação.
Identificar, analisar e reagir a diferentes situações harmônicas.
Executar exercícios que visam a aplicabilidade do conhecimento teórico.
Ouvir, definir, identificar os diversos estilos abordados na guitarra.
Metodologia
A avaliação será feita de forma contínua, no dia-a-dia do aluno, ou seja, com observação sobre o desenvolvimento e empenho em relação ao que é transmitido em sala de aula, respeitando sempre a individualidade de cada aluno.
E ao final de cada bimestre o aluno executará os exercícios propostos em todo o programa, demonstrando assim, que está apto a dar continuidade em seu aprendizado.
Programa
Primeiro ano:
Improvidaçao por centros tonais (maiores e menores )e frases de 1 a 10    A Arte da Imorovisaçao  (Nelson farias)
Formaçao de arpejos tríade e tétrades  suas inversões e aplicação das tensões disponíveis ,substituições para cadencias comuns ,  Acordes e arpejos  escalas(Nelson farias)
Modos gregos  campo harmônico  maior  e menor.
Leitura de Temas e aplicação do conteúdo teórico.

Segundo ano:
Escalas simétricas e estudo de frases 11 a 25 Nelson farias.
Estudo de sequencias de arpejos (acordes ,escalas e arpejos Nelson farias)
Leitura de tema e aplicação do conteúdo teórico

Terceiro ano :
Leitura de Chorus (5 solos da Arte da improvisação)
Modos gregos (extraídos do menor) estudo de sequencias harmônicas de arpejos ,frases de 26 a 45 (A arte da improvisação)    ,sobreposição de arpejos ,
Leitura de temas e aplicaçao do conteuto teórico.
Bibliografia
Nelson Faria A Arte da improvisaçao
Nelson FariaAcordes ,arpejos e escalas
Wilianleavitt A Modernmethod for guitar vol. 1 2 e 3
Real Book (temas avulsos).
Chediak,AlmirSongbooks

Nenhum comentário:

Postar um comentário