quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PLANEJAMENTO DE PIANO



Disciplina
Piano
Ciclo
Iniciante
Ementa
Noções musicais básicas referentes ao instrumento e à simbologia musical, através do desenvolvimento de leituras relativas, pulso rítmico, percepção auditiva, improvisação e introdução de partituras simples.
Objetivos
OBJETIVOS GERAIS:
• Desenvolver a criatividade;
• Aguçar a acuidade auditiva, senso rítmico, coordenação motora;
• Compreender a linguagem musical em sua essência para execução de pequenas peças;
• Proporcionar ao aluno iniciante  a sondagem de aptidões artístico- musicais e o encaminhamento dos alunos para o prosseguimento dos seus estudos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Expressar-se de diferentes formas com espontaneidade;
• Adquirir noções musicais básicas como: desenvolvimento da acuidade auditiva; percepção e identificação das diferentes propriedades dos sons; conhecimento da simbologia musical e suas funções;
• Promover a criatividade rítmica.
Metodologia
Proporcionar ao aluno a continuidade dos estudos iniciados no ciclo anterior, a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências na area da música e o desenvolvimento na execução do instrumento musical, levando-o a uma melhor preparação para sua formação musical específica.

A avaliação será feita de forma continua, através do professor em sala de aula com relação à participação, interesse e estudo. Ao final de cada bimestre haverá uma prova, sendo que ao final do 2° e 4° bimestre esta será composta por uma banca de no mínimo dois professores da área.
Programa
• O instrumento e suas partes;
• Lateralidade;
• Sequência rítmica;
• Propriedades dos sons (grave, médio, agudo – forte e fraco, subindo e descendo – curto e longo, crescendo e decrescendo);
• Improvisação;
• Grafia musical;
• Leitura relativa, pré leitura e leitura  de notas e registro da escrita musical correspondente;
• Apreciação de obras musicais de grandes compositores;
• Exercícios técnicos e escalas;
• Peças populares e eruditas.


SUGESTÕES DE LIVROS:

• Piano Lessons – Fred Kern (com CD) – 1° e 2° volume
• Piano Brincando – Maria Bethânia e Patrícia Navarro
• Caderno Preparatório ( Iniciação ao Piano ) Elvira Drummond
• Educação Musical através do Teclado – Maria de Lourdes
• Easiest Piano Course – John Thompson’s – volume 1 e 2
• Meu piano é divertido vol I – Alice Botelho
• Piano Course – Leila Fletcher
• Piano Básico – Preparatório – James Bastien
• Iniciação ao Piano – Carmem Metting Rocha
• Curso de Piano Adulto – Hannelore Bucher
• Adult Piano Method – Fred Kern (com CD) – volume 1
• Side by Side – Francis Clark
• The Music Tree - Francis Clark
• Peças folclóricas brasileiras
Bibliografia
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARTÓK, Béla. Mikrokosmos.
Volume 1.
BASTIEN, James. TRAD. DEMATHEI, Anna.
Piano Básico de Bastien. Nível Pré-iniciante. Neil A. San Diego, California: Kjos Company, 1997.
BASTIEN, James. TRAD. DEMATHEI, Anna. Piano Básico de Bastien. Nível 1. Neil A. San Diego, California: Kjos Company, 1997.
BEYER, F. Izzo. Escola Preparatória de piano. Op. 101
BOTELHO, Alice. Meu piano é divertido. 1° volume. São Paulo: Ricordi, 1985.
BUCHER, Hannelore. Curso de Piano Adulto. Volume 1. Vitória: Ivelise Bucher, 2006.
BULL, Georges. 25 pequenos estudos para piano. 1° volume.
BURNAM, Edna-Mae. A dose do dia. Mini-livro.
GURLITT.100 Exercícios Fáceis
KÖHLER, Ludwig. O pequeno pianista. Op. 189.
KREADER, Barbara; KERN, Fred; KEVEREN, Phillip; REJINO,Mona. Adult  Piano Method. Book 1. Hal Leonard Student Piano Library, 2005.
ROCHA, Carmen Maria Mettig. Iniciação ao piano. Ricordi.
SCHMOLL, A. Novo método para piano. Primeira parte.
STEWARD, Margaret E. Aventuras no país do som.
Ricordi.
THE LEILA FLETCHER PIANO COURSE. Book One. Buffalo, New York: Montgomery Music Inc, 1977.
THOMPSON’S, John. Thompson’s Easiest Piano Course. Part One. The Willis Music Company. Hal Leonard.
THOMPSON’S, John. Thompson’s Easiest Piano Course. Part Two. The Willis Music Company. Hal Leonard.
VIANNA, Maria Apparecida. XAVIER, Carmen.
Ciranda dos dez dedinhos. Ricordi.


Disciplina
Piano
Ciclo
Ciclo Intermediário - 4º ao 5º Ano
Ementa
Noções musicais básicas referentes ao instrumento e à simbologia musical, através do desenvolvimento de leituras relativas, pulso rítmico, percepção auditiva, improvisação e introdução de partituras simples.
Objetivos
OBJETIVOS GERAIS:

• Desenvolver a criatividade;
• Aguçar a acuidade auditiva, senso rítmico, coordenação motora;
• Compreender a linguagem musical em sua essência para execução de pequenas peças;
• Proporcionar ao aluno iniciante  a sondagem de aptidões artístico- musicais e o encaminhamento dos alunos para o prosseguimento dos seus estudos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Expressar-se de diferentes formas com espontaneidade;
• Adquirir noções musicais básicas como: desenvolvimento da acuidade auditiva; percepção e identificação das diferentes propriedades dos sons; conhecimento da simbologia musical e suas funções;
• Promover a criatividade rítmica.
Metodologia
A avaliação será feita de forma contínua, através da observação do professor em sala de aula com relação à participação, interesse e estudo. Ao final de cada bimestre haverá uma prova.
Programa
• O instrumento e suas partes;
• Lateralidade;
• Sequência rítmica;
• Propriedades dos sons (grave, médio, agudo – forte e fraco, subindo e descendo – curto e longo, crescendo e decrescendo);
• Improvisação;
• Grafia musical;
• Leitura relativa, pré leitura e leitura  de notas e registro da escrita musical correspondente;
• Apreciação de obras musicais de grandes compositores;
• Exercícios técnicos e escalas;
• Peças populares e eruditas.


SUGESTÕES DE LIVROS:

• Piano Lessons – Fred Kern (com CD) – 1° e 2° volume
• Piano Brincando – Maria Bethânia e Patrícia Navarro
• Caderno Preparatório ( Iniciação ao Piano ) Elvira Drummond
• Educação Musical através do Teclado – Maria de Lourdes
• Easiest Piano Course – John Thompson’s – volume 1 e 2
• Meu piano é divertido vol I – Alice Botelho
• Piano Course – Leila Fletcher
• Piano Básico – Preparatório – James Bastien
• Iniciação ao Piano – Carmem Metting Rocha
• Curso de Piano Adulto – Hannelore Bucher
• Adult Piano Method – Fred Kern (com CD) – volume 1
• Side by Side – Francis Clark
• The Music Tree - Francis Clark
• Peças folclóricas brasileiras
Bibliografia
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BASTIEN, James. TRAD. DEMATHEI, Anna. Piano Básico de Bastien. Nível Pré-iniciante. Neil A. San Diego, California: Kjos Company, 1997.
BOTELHO, Alice. Meu piano é divertido. 1° volume. São Paulo: Ricordi, 1985.
BUCHER, Hannelore. Curso de Piano Adulto. Volume 1. Vitória: Ivelise Bucher, 2006.
CLARK, Frances; GOSS, Louise; HOLLAND, Sam. The music  tree. A plan for musical growth at the piano.
COOPER, Ted; GLENNON, Amy. Side by side. Part 1. Duets for student and teacher.
DRUMMOND, Elvira. Caderno Preparatório: iniciação ao piano. Rio de Janeiro: Edições Bruno Quaiano, 1988.
FONSECA, Maria Betânia Parizzi; SANTIAGO, Patrícia Furst. Piano Brincando: atividades de apoio ao professor. Volume 1. Belo Horizonte: edição própria, 1993. 178p
GONÇALVES, Maria de Lourdes Junqueira; BARBOSA, Cacilda Borges. Educação Musical através do Teclado: etapa de musicalização. 1º Volume. Rio de Janeiro: edição própria, 1986. 144p
KREADER, Barbara; KERN, Fred; KEVEREN, Phillip; REJINO,Mona.
Adult  Piano Method. Book 1. Hal Leonard Student Piano Library, 2005.
KREADER, Barbara; KERN, Fred; KEVEREN, Phillip; REJINO,Mona. Piano Lessons. Book 1. Hal Leonard Student Piano Library.
KREADER, Barbara; KERN, Fred; KEVEREN, Phillip; REJINO,Mona. Piano Lessons. Book 2. Hal Leonard Student Piano Library.
ROCHA, Carmen Maria Mettig. Iniciação ao piano. Ricordi.
THE LEILA FLETCHER PIANO COURSE. Book One. Buffalo, New York: Montgomery Music Inc, 1977.
THE LEILA FLETCHER PIANO COURSE. Book Two. Buffalo, New York: Montgomery Music Inc, 1977.
THOMPSON’S, John. Thompson’s Easiest Piano Course. Part One. The Willis Music Company. Hal Leonard.
THOMPSON’S, John. Thompson’s Easiest Piano Course. Part Two.
The Willis Music Company. Hal Leonard.






Disciplina
Piano
Ciclo
Ciclo Intermediário - 6º Ano
Ementa
EMENTA do 6° Ano:

Desenvolvimento da simbologia musical e técnica pianística através de improvisações, execução de escalas, acordes, arpejos, estudos e peças variadas do repertório pianístico.
Objetivos
OBJETIVOS GERAIS
• Proporcionar ao aluno a continuidade dos estudos iniciados no ciclo anterior, a aquisição de conhecimento, habilidades e competências na área de música e o desenvolvimento na execução do instrumento musical levando-o a uma melhor preparação para sua formação musical específica

OBJETIVOS  ESPECÍFICOS
- Domínio da coordenação motora fina nos seguintes aspectos: flexibilidade do polegar, posição das mãos, postura, ataque forte e piano e fraseado;
- Consolidar a leitura rítmica e melódica de partituras convencionais na extensão do Dó 2 ao Dó 4;
- Analisar morfologicamente partituras do programa proposto;
- Reconhecer e executar acordes cifrados (tríades maiores e menores) de acordo com as peças escolhidas.
Metodologia
Proporcionar ao aluno a continuidade dos estudos iniciados no ciclo anterior, a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências na area da música e o desenvolvimento na execução do instrumento musical, levando-o a uma melhor preparação para sua formação musical específica.

A avaliação será feita de forma continua, através do professor em sala de aula com relação à participação, interesse e estudo. Ao final de cada bimestre haverá uma prova, sendo que ao final do 2° e 4° bimestre esta será composta por uma banca de no mínimo dois professores da área.
Programa
1° e 2° BIMESTRES:
1 livro do grupo I
2 livros do grupo II
2 escalas do grupo III
2 peças

GRUPO I:
- Edna Mae – Mini Book até o 3º grupo
- B. Bartók – Mikrokosmos 1º vol. até o nº 6
- Aventuras no País do Som 1º vol. (2 estudos)
- Kohler – O Pequeno Pianista op. 189 do nº 1 ao 10 ( 1 estudo)
- Beyer, F. Izzo – Escala Preparatória op. 101 até o nº 65 (1 estudo)
- Gurlitt – 100 Exercícios Fáceis até o nº 20 ( 1 estudo)
- Schmoll – 1º vol. ( 2 estudos)
- Bull – 1º Hora de Estudo ( 1 estudo)
- Rochner

GRUPO II:
- Meu Piano é Divertido – vol. 1 – (até o 20 é obrigado e + 20 estudos alternados até o 50)
- John Thompson’s – vol. 1 ( 15 estudos alternados)
- Leila Fletcher – vol. 1 (15 estudos alternados)
- Ciranda dos Dez Dedinhos ( 4 estudos)
- Carmen Rocha ( 10 estudos alternados)
- Lisa Bastien ( Nível Pré-Iniciante – até a página 41 obrigatório e + 10 estudos alternados)
- Lisa Bastien – vol. 1 para principiantes e adultos

GRUPO III: ( Obrigatório)
- Escala: - Dó Maior – mov. Direto e Contrário na extensão de 1 oitava
               - Sol Maior - mov. Direto e Contrário na extensão de 1 oitava
                  Fazer arpejos e acordes (3 sons) e suas inversões

3° e 4° BIMESTRES
1 livro do grupo I
2 livros do grupo II
 Todas as escalas do grupo III
2 peças

GRUPO I:
- Edna Mae – Mini Book 3º, 4º e 5º grupos
- B. Bartók – Mikrokosmos 1º vol. do nº 7 ao 10
- Aventuras no País do Som 1º vol. (2 estudos)
- Kohler – O Pequeno Pianista op. 189 do nº 1 ao 12 ( 2 estudos)
- Beyer, F. Izzo – Escala Preparatória op. 101 até o nº 65 (2 estudos)
- Gurlitt – 100 Exercícios Fáceis até o nº 20 ( 2 estudos)
- Schmoll – 1º vol. ( 2 estudos)
- Bull – 1º Hora de Estudo ( 1 estudo)

GRUPO II: (Escolher 2 livros)
- Meu Piano é Divertido – vol. 1 – ( a partir do nº 50 – escolher 20 estudos alternados + 10 estudos do vol. 2 até o nº 20)
- John Thompson’s – vol. 1 ( 10 estudos alternados)
- Leila Fletcher – vol. 1 (15 estudos alternados )
- Ciranda dos Dez Dedinhos ( 4 estudos)
- Carmen Rocha ( 10 estudos alternados)
- Lisa Bastien – vol 1 ( estudos alternados)
- Lisa Bastien – vol. 2

GRUPO III: ( Obrigatório)

- Escala:  - Escala de Fá Maior - mov. Direto e Contrário na extensão de 1 oitava
                - Escala de Ré Maior - mov. Direto e Contrário na extensão de 1 oitava
                  Fazer arpejos e acordes (3 sons) e suas inversões


- 2 peças, sendo uma popular
Bibliografia
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARTÓK, Béla. Mikrokosmos.
Volume 1.
BASTIEN, James. TRAD. DEMATHEI, Anna.
Piano Básico de Bastien. Nível Pré-iniciante. Neil A. San Diego, California: Kjos Company, 1997.
BASTIEN, James. TRAD. DEMATHEI, Anna. Piano Básico de Bastien. Nível 1. Neil A. San Diego, California: Kjos Company, 1997.
BEYER, F. Izzo. Escola Preparatória de piano. Op. 101
BOTELHO, Alice. Meu piano é divertido. 1° volume. São Paulo: Ricordi, 1985.
BUCHER, Hannelore. Curso de Piano Adulto. Volume 1. Vitória: Ivelise Bucher, 2006.
BULL, Georges. 25 pequenos estudos para piano. 1° volume.
BURNAM, Edna-Mae. A dose do dia. Mini-livro.
GURLITT.100 Exercícios Fáceis
KÖHLER, Ludwig. O pequeno pianista. Op. 189.
KREADER, Barbara; KERN, Fred; KEVEREN, Phillip; REJINO,Mona. Adult  Piano Method. Book 1. Hal Leonard Student Piano Library, 2005.
ROCHA, Carmen Maria Mettig. Iniciação ao piano. Ricordi.
SCHMOLL, A. Novo método para piano. Primeira parte.
STEWARD, Margaret E. Aventuras no país do som.
Ricordi.
THE LEILA FLETCHER PIANO COURSE. Book One. Buffalo, New York: Montgomery Music Inc, 1977.
THOMPSON’S, John. Thompson’s Easiest Piano Course. Part One. The Willis Music Company. Hal Leonard.
THOMPSON’S, John. Thompson’s Easiest Piano Course. Part Two. The Willis Music Company. Hal Leonard.
VIANNA, Maria Apparecida. XAVIER, Carmen.
Ciranda dos dez dedinhos. Ricordi.


Disciplina
Piano
Ciclo
Ciclo Complementar - 7º ao 9º Ano
Ementa
Aprofundamento da técnica pianística e habilidades musicais adquiridas em períodos anteriores através de improvisações, realização de escalas, acordes, arpejos, estudos e peças variadas do repertório pianístico.
Objetivos
Objetivos Específicos do 7º Ano


OBETIVOS ESPECÍFICOS DO 7° ANO:
Continuar o aprofundamento das habilidades técnicas e musicais adquiridas (postura; posição das mãos; flexibilidade do polegar; leitura rítmica e melódica de partituras convencionais, expandindo a extensão  inicial de Dó 2  à  Dó 4; reconhecimento e execução de acordes cifrados, de acordo com as peças trabalhadas),  adicionando legato, staccatto, fortíssimo, pianíssimo e independência dos dedos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO 8° ANO:
Aprofundar as habilidades dos períodos anteriores (leitura rítmica e melódica de partituras convencionais; execução de acordes cifrados, de acordo com as peças trabalhadas; dinâmica, fraseado e independência dos dedos), adicionando agilidade e uso do pedal direito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO 9° ANO:
Aprofundar as habilidades dos períodos anteriores (leitura rítmica e melódica de partituras convencionais; execução de acordes cifrados, de acordo com as peças trabalhadas; dinâmica e fraseado; independência dos dedos, agilidade e uso do pedal direito), acrescentando flexibilidade do pulso e peso do braço, uso do pedal esquerdo e abertura dos dedos.
Metodologia
Proporcionar a continuidade dos estudos iniciados no ciclo anterior, aprofundando a técnica pianística, habilidades e competências musicais, levando o aluno a uma melhor preparação para sua formação musical específica.

A avaliação será feita de forma continua, através do professor em sala de aula com relação à participação, interesse e estudo. Ao final de cada bimestre haverá uma prova, sendo que ao final do 2° e 4° bimestre esta será composta por uma banca de no mínimo dois professores da area.
Programa
PROGRAMA DO 7° ANO:

1º E 2° BIMESTRES
2 livros do grupo I
2  livros do grupo II
Todo o grupo III (obrigatório)

GRUPO I:
- Edna Mae – 1º vol. Grupos I e II
- B. Bartók – Mikrokosmos 1º vol. 8 exercícios (a partir do n° 10)
- Aventuras no País do Som 2º vol. (2 estudos)
- Kohler – O Pequeno Pianista op. 101 até o nº 65 (1 estudo a partir do n° 12)
- Gurlitt – 100 Exercícios Fáceis até o nº 20 (1 estudo)
- Schmoll – 2º vol. (2 estudos)
- Bull – 1º Hora de Estudo (1 estudo)
_ Rochner

GRUPO II:
- Meu Piano é Divertido – vol. 2 – (15 estudos alternados até o final)
- John Thompson’s – vol. 2 ( 15 estudos alternados)
- Leila Fletcher – vol. 2 (20 estudos alternados até o final)
- Ciranda dos Dez Dedinhos ( 4 estudos)
- Carmen Rocha ( 10 estudos alternados)
- Lisa Bastien – vol 2 ( 10 estudos alternados)
- Francisco Russo – do nº 1 ao nº 10 (2 estudos)
- Divirta-se Tocando – Alice G. Botelho

GRUPO III: ( Obrigatório)
- Escala: - Dó Maior – Mov. Direto e Contrário na extensão de 2 oitavas, com arpejos, acordes e inversões;
       - Sol Maior – Mov. Direto e Contrário na extensão de 2 oitavas, com arpejos, acordes e inversões;
- Um estudo por bimestre do Hanon;
- Czerny Germer ou 5 dedos ( 2 estudos);
- 2 peças, sendo uma popular


3° E 4° BIMESTRES
2 livros do grupo I
2 livros do grupo II
Todo o grupo III

GRUPO I:
- Edna Mae – 1º vol. Grupos III e IV
- B. Bartók – Mikrokosmos 1º vol. 4 estudos
- Aventuras no País do Som 2º vol. (2 estudos)
- Kohler – O Pequeno Pianista op. 189 do nº 11 ao 23 (1 estudo)
- Beyer, F. Izzo – Escala Preparatória op. 101 até o nº 65 ( 1 estudo)
- Gurlitt – 100 Exercícios Fáceis até o nº 20 (1 estudo)
- Schmoll – 2º vol. (2 estudos)
- Bull – 1º Hora de Estudo (1 estudo)

GRUPO II: (Escolher 2 livros)
- John Thompson’s – vol. 2 ( 10 estudos alternados)
- Gurlitt – 100 Exercícios Fáceis até o nº 20 (1 estudo)
- Schmoll – 2º vol. ( 2 estudos)
- Bull – 1º Hora de Estudo
- Ciranda dos Dez Dedinhos ( 4 estudos)
- Carmen Rocha ( 10 estudos)
- Lisa Bastien – vol 2 ( 10 estudos)
- Francisco Russo – do nº 11 ao nº 16 (2 estudos)

GRUPO III: (Obrigatório)
- Escala: - Fá Maior – Mov. Direto e Contrário na extensão de 2 oitavas, com arpejos, acordes e inversões;
       - Ré Maior – Mov. Direto e Contrário na extensão de 2 oitavas, com arpejos, acordes e inversões;
- Um estudo do Hanon por bimestre + 2 estudos do Czerny Germer;
- 2 peças, sendo uma popular

PROGRAMA DO 8° ANO:
1º E 2° BIMESTRES
1 livro do grupo I
1 livro do grupo II
Todo o grupo III (obrigatório)

GRUPO I:
- Edna Mae – 1º vol. Grupo V
- Edna Mae – 2º vol. Grupo I e II
- B. Bartók – Mikrokosmos 1º vol. do nº 19 ao 23
- B. Bartók – Mikrokosmos 2º vol. (para quem já estudou o 1º vol. – 3 estudos)

GRUPO II:
- Burgmuller op. 100 ( 1 estudo)
- Heller – Estudos op. 47 ( 1 estudo)
- Bertini ( 1 estudo)
- Gurlitt – Estudos de Velocidade op. 83 ( 1 estudo)
- Bull op. 90 – ( 1 estudo)
- Tchaikovsky – (1 estudo)

GRUPO III: (Obrigatório)
- Escala: - Lá Maior – Mov. Direto e Contrário, 2 oitavas, arpejos, acordes e inversões;
       - Mi Maior – Mov. Direto e Contrário, 2 oitavas, arpejos, acordes e inversões;
       - Si Maior – Mov. Direto e Contrário, 2 oitavas, arpejos, acordes e inversões;
       - Si b Maior – Mov. Direto e Contrário, 2 oitavas, arpejos, acordes e inversões;

- Hanon – (2 estudos); 
- Czerny Germer 1º vol. ( 2 estudos);
- 2 peças de livre escolha, sendo uma popular;
- Ana Madalena – (1 estudo)
- Primeiro e Segundo Movimento de Sonatina (um por bimestre)


3° E 4° BIMESTRES
1 livro do grupo I
1 livro do grupo II
Todo o grupo III (obrigatório)

GRUPO I:
- Edna Mae – 2º vol. Grupos III, IV e V
- B. Bartók – Mikrokosmos 2º vol. (3 estudos)


GRUPO II:
- Burgmuller op. 100 ( 1 estudo)
- Heller – Estudos op. 47 ( 1 estudo)
- Bertini ( 1 estudo)
- Gurlitt – Estudos de Velocidade op. 83 ( 1 estudo)
- Bull op. 90 – ( 1 estudo)
- Tchaikovsky – (1 estudo)


GRUPO III: (Obrigatório)
- Escala: - Mi b Maior – Mov. Direto e Contrário, 2 oitavas, arpejos, acordes e inversões;
       - Lá b Maior – Mov. Direto e Contrário, 2 oitavas, arpejos, acordes e inversões;
       - Ré b Maior – Mov. Direto e Contrário, 2 oitavas, arpejos, acordes e inversões;
       - Sol b Maior – Mov. Direto e Contrário, 2 oitavas, arpejos, acordes e inversões;

- Hanon – (2 estudos); 
- Czerny Germer 1º vol. (2 estudos);
- Ana Madalena – (1 estudo)
- Terceiro Movimento da Sonatina no 3° bimestre e a Sonatina toda no 4° bimestre
- 2 peças, sendo uma popular

PROGRAMA DO 9° ANO:
1º E 2° BIMESTRES
1 livro do grupo I
1 livro do grupo II
Todo o grupo III (obrigatório)

GRUPO I:
- Edna Mae – 3º vol. Grupos 1 e 2
- B. Bartók – Mikrokosmos 2º vol. ( 3 estudos)

GRUPO II:
- Bertini ( 1 estudo)
- Berens ( 1 estudo)
- Tchaikovsky – (1 estudo)
- Schumann ( 1 estudo)
- Burgmuller op. 100 ( 1 estudo)

GRUPO III: (Obrigatório)
- Escala: - Dó Maior – Mov. Direto e Contrário, 2 oitavas, arpejos, acordes e inversões;
       - Lá Menor – Mov. Direto e Contrário, 2 oitavas, arpejos, acordes e inversões;
       - Sol Maior – Mov. Direto e Contrário, 2 oitavas, arpejos, acordes e inversões;
       - Mi Menor – Mov. Direto e Contrário, 2 oitavas, arpejos, acordes e inversões;

- 2 estudos do Hanon; 
- Czerny Germer 1º vol. ( 2 estudos – 1ª e ª parte) ou Czerny – 2º vol. ( 1 estudo);
- 1 peça do livro: Ana Madalena (1 estudo) ou 23 Peças Fáceis (1 estudo)
- 1 peça de livre escolha
- Primeiro e Segundo Movimento de Sonatina (um por bimestre)

3° e 4° BIMESTRES
1 livro do grupo I
1 livro do grupo II
Todo o grupo III (obrigatório)

GRUPO I:
- Edna Mae – 3º vol. Grupos III e IV
- B. Bartók – Mikrokosmos 2º vol. ( 3 estudos)

GRUPO II:
- Bertini – 25 estudos op. 29 -  ( 1 estudo)
- Berens ( 1 estudo)
- Tchaikovsky (1 estudo)
- Schumann (1 estudo)
- Burgmuller op. 100 (1 estudo)

GRUPO III: (Obrigatório)
- Escala: - Ré Maior – Mov. Direto e Contrário, 2 oitavas, arpejos, acordes e inversões;
       - Si menor – Mov. Direto e Contrário, 2 oitavas, arpejos, acordes e inversões;
       - Lá Maior – Mov. Direto e Contrário, 2 oitavas, arpejos, acordes e inversões;
       - Fá # Menor – Mov. Direto e Contrário, 2 oitavas, arpejos, acordes e inversões;

- 2 estudos do Hanon; 
- Czerny Germer 1º vol. ( 1 estudo) ou Czerny – 2º vol. ( 1 estudo);
- 1 peça do livro: “23 Peças fáceis”;
- 2 peças, sendo uma popular; 
- Terceiro Movimento da Sonatina no 3° bimestre e a Sonatina toda no 4° bimestre

Sugestão de método de técnicas que podem ser adotadas, se necessário, paralelamente aos outros em qualquer período: A. Cortot, Rockner, Beringer, Marguerit Long, Punchner.
Bibliografia
BACH, Johann Sebastian. O pequeno livro de Anna Magdalena Bach. Irmãos Vitale.
BACH, Johann Sebastian. 23 peças fáceis. Irmãos Vitale.
BARTÓK, Béla. Mikrokosmos. Volume 1.
BARTÓK, Béla. Mikrokosmos. Volume 1.
BASTIEN, James. TRAD. DEMATHEI, Anna. Piano Básico de Bastien. Nível 2. Neil A. San Diego, California: Kjos Company, 1997.
BERENS, . Escola de Velocidade. Op. 61. 1° caderno.
BERINGER, Oscar. Estudos técnicos diários para piano.
BERTINI, Henri. Vinte e cinco estudos para piano. Op. 29. Irmãos Vitale.
BEYER, F. Izzo. Escola Preparatória de piano. Op. 101
BOTELHO, Alice G. Meu piano é divertido. 2° volume. São Paulo: Ricordi, 1985.
BOTELHO, Alice G. Divirta-se tocando. São Paulo: Ricordi.
BUCHER, Hannelore. Curso de Piano Adulto. Volume 2. Vitória: Ivelise Bucher.
BUCHER, Hannelore. Curso de Piano Adulto. Volume 3. Vitória: Ivelise Bucher.
BULL, Georges. 25 pequenos estudos para piano. 1° volume.
BURGMÜLLER, Friedrich. 25 estudos fáceis e progressivos. Piano. Op. 100. Ricordi.
BURNAM, Edna-Mae. A dose do dia. Volume 1
BURNAM, Edna-Mae. A dose do dia. Volume 2
BURNAM, Edna-Mae. A dose do dia. Volume 2
CORTOT, Alfred. Princípios racionais da técnica pianística.
CZERNY, Carl. Os 5 dedos. 24 estudos para piano.
GERMER, Henri. Carl Czerny. Estudos escolhidos. Volume 1. Irmãos Vitale.
GURLITT.100 Exercícios Fáceis
HANON, Charles-Louis. Hanon - O pianista virtuoso. 60 exercícios. Musicália S/A.
HELLER, Stephen. Estudos progressivos. Op. 46.
KÖHLER, Ludwig. O pequeno pianista. Op. 189.
KREADER, Barbara; KERN, Fred; KEVEREN, Phillip; REJINO,Mona. Adult  Piano Method.
Book 1. Hal Leonard Student Piano Library, 2005.
ROCHA, Carmen Maria Mettig.
Iniciação ao piano. Ricordi.
RUSSO, Francisco. Método Infantil para piano. Casa Wagner Editora: São Paulo.
SCHMOLL, A. Novo método para piano. Segunda parte.
SCHUMANN, Robert. Álbum para a juventude. Op. 68. Irmãos Vitale.
STEWARD, Margaret E. Aventuras no país do som. Ricordi.
TCHAIKOWSKY, Piotr Iljitsch. Álbum para a juventude.
Op. 39. Irmãos Vitale.
THE LEILA FLETCHER PIANO COURSE. Book Two. Buffalo, New York: Montgomery Music Inc, 1977.
THOMPSON’S, John. Thompson’s Easiest Piano Course. Part Two. The Willis Music Company. Hal Leonard.
VIANNA, Maria Apparecida. XAVIER, Carmen.
Ciranda dos dez dedinhos. Ricordi.


Disciplina
Piano
Ciclo
Curso Técnico
Ementa
O Curso Técnico de Piano visa preparar o músico com habilidades e competências referentes à acompanhamento, leitura e execução de partituras, cifras, criação, improvisação e interpretação musicais, assegurando-lhe um domínio individual e coletivo nesta área de conhecimento, para uma atuação eficaz no seu campo profissional.
Objetivos
- Perceber e organizar mentalmente as idéias e a gramática musical, para criar obras novas e apreciação.
- Conhecer, analisar e aprimorar a técnica instrumental.
- Adequar a prática dentro do contexto de realização de fontes sonoras e rítmicas, improvisando-as.
- Mobilizar saberes técnicos e expressão instrumental em situação prática.
- Dominar artisticamente o instrumento e a gramática dos diferentes gêneros e estilos musicais, no contexto da execução.
- Articular os elementos da prática musical coletiva.
Metodologia
- Selecionar o repertório de acordo com o programa, dificuldades, necessidades e preferência do aluno.
-Trabalho de partituras em leitura a primeira vista, análise e transposição
- Contextualizar as composições explorando suas características.
-Proporcionar momentos de execução coletiva ou o uso de playbacks.
- Incentivo de apresentações em público, apreciação de recitais e eventos referentes à arte.
A Avaliação será diária, levando em conta o desenvolvimento, interesse, musicalidade e assiduidade do aluno. Também acontecerá bimestralmente uma avaliação com banca de professores ou apresentação aberta em público.
Programa
Módulo I
- Escala
- Técnica
- Leitura de partituras com clave de sol e fá utilizando a correta divisão
 rítmica, com o uso de síncopes, contratempos, semicolcheias e   quiálteras.
-Conhecer as tríades e tétrades dentro do campo harmônico, assim como suas inversões e encadeamentos.
- Executar acompanhamentos básicos através de padrões rítmicos como prática coletiva e como solista.
- Peças de repertório folclórico, erudito e popular.

Módulo II
-Escala
-Técnica
- Leitura com clave de sol e fá de partituras aprofundando ritmicamente e harmonicamente as partituras.
- Criar introduções e finalizações para acompanhamentos
-Harmonizar pequenas peças utilizando auditivamente as funções tônica, dominante, subdominante e dominante secundária.
- Improvisar utilizando os modos, escalas pentatônicas, hexafônicas e escala de blues.
- Criar baixos para os acompanhamentos, utilizando regras de baixo alternado e caminhante.
- Peças de repertório.

Módulo III
- Escala
- Técnica
- Acordes com notas de tensão
- Leitura clave de sol e fá mais aprofundada em ritmos brasileiros
- Solos com acompanhamento com leitura de cifras
- Análise harmônica de partituras e criação de harmonizações mais elaboradas com acordes de tensão.
- Leitura e execução de padrões ritmicos prontos.
- Criação de padrões de acompanhamento com cifras, baixos prontos, dentro do estilo musical apresentado.
- Peças de repertório.
Bibliografia
Harmonia e Estilos para Teclado ( Antônio Adolfo)
Beginnig Keyboard ( Mark Harrison)
Adult Piano Method ( Fred Kern . Phillip Keveren .
Barbara Kreader. Mona Rejino)
 Piano Popular ( Rosana Giosa)
Círculo das Quintas ( Hanellore Bucher)
Improvisação ( Tori Collura)
Exercícos e Técnicas para Teclado ( Luciano Alves)
Aprenda a Tocar Teclado ´- estágios IV, V e VI ( Cristine Prado )
Adult Piano Adventures ( Nancy and Randall Faber )
Técnicas de Acompanhamento ( Marcelo Dantas Fagundes)


Nenhum comentário:

Postar um comentário